O ano de 2010 tem surpreendido os analistas de mercado, tanto no Brasil quanto no exterior. Os leilões da Fonterra, que cada vez mais referenciam os preços externos, têm resultado em uma verdadeira gangorra, mostrando que o mercado está especulado e carregado de incertezas.
No âmbito interno, após uma rápida elevação de preços no primeiro semestre, as cotações retrocederam em uma época não convencional, frustrando expectativas dos produtores no centro-oeste e sudeste, que aguardavam bons preços na entressafra, e do sul do país, que normalmente têm seu pico de produção em época de preços elevados.
No atual momento, consumo ainda forte, seca em boa parte do país e redução do estímulo à produção podem gerar uma nova situação: recuperação das cotações no atacado e ao produtor, novamente em época pouco usual. Mas nem isso é certeza, haja visto que, em algum momento mais ou menos próximo, as chuvas voltam no sudeste e centro-oeste e, com elas, a produção de verão.
É preciso acompanhar as tendências de curto prazo nesses momentos de incerteza, mas é fundamental analisar o contexto mais amplo do mercado de leite. É esse o objetivo do Interleite Sul 2010, que será realizado em Chapecó/SC, entre 27 e 29 de outubro. O maior evento do setor desembarca no Sul do país com a missão de realizar uma discussão inédita a respeito da competitividade da atividade, reunindo especialistas de diversas regiões e países (veja programa completo clicando aqui). Serão nada menos do que 10 apresentações sobre esse tema, seguidas de um debate com participação do público, tudo isso no primeiro dia do evento.
"Nunca tivemos nada parecido e o programa é essencial para quem quer entender o leite no Brasil", diz Marcelo P. Carvalho, coordenador do evento, que espera atrair mais de 700 pessoas dos três estados do Sul e países vizinhos, repetindo o sucesso da edição de 2009. Será o décimo quarto evento de grande porte já realizado pelo MilkPoint desde o ano 2001.
Além desse debate que ocupará todo o primeiro dia, o evento terá palestras técnicas de alto nível, focadas nas necessidades da região Sul. Alan Stewart, pesquisador da Nova Zelândia, abordará o estágio atual da pesquisa aplicado a forrageiras na Nova Zelândia. Essa apresentação é relevante não só por ser a Nova Zelândia a líder do mercado mundial de lácteos, como também pelo fato de várias destas tecnologias estarem sendo pesquisadas hoje no Sul do país. Quem falará disso é o responsável por essas adaptações às condições de Santa Catarina, o pesquisador Ulisses Córdova, da Epagri/SC. O painel será mediado por Airton Spies, profundo conhecedor dos sistemas de produção da Nova Zelândia e Austrália e atual diretor geral da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina.
Últimos conceitos no controle da mastite bovina, longevidade de vacas em lactação e aumento do teor de sólidos do leite serão abordados respectivamente pelos professores Adil Vaz, da UDESC, Rodrigo Almeida, da UFPR e Alexandre Pedroso, da ESALQ/USP. O segundo dia será finalizado pelo professor Mateus Paranhos da Costa, da Unesp/Jaboticabal, que fará sobre ambiência, bem-estar animal e interação homem-animal, uma das palestras mais bem avaliadas do Interleite em Uberlândia, realizado em agosto último.
A última manhã do evento terá o professor José Eduardo Portela Santos, da Universidade da Flórida, um dos maiores especialistas mundiais em reprodução e manejo de vacas leiteiras, que abordará os últimos conceitos no tratamento de doenças do periparto; o professor Jorge Bangel, da UFRGS, que falará sobre doenças da reprodução e, finalmente, a professora Vivian Fischer, também da UFRGS, que discorrerá sobre leite instável não ácido, um problema recorrente que afeta a qualidade do leite no sul do país. Sem dúvida, os dos melhores Interleites já realizados.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas com desconto até 13/10 através do endereço www.milkpoint.com.br/interleitesul2010.
O evento terá o patrocínio master da DPA e o patrocínio já confirmado da Bayer Health Care, Sulinox e da Agência de Desenvolvimento do Ceará, bem como o apoio do Sebrae/SC, FAESC, Prefeitura de Chapecó, Epagri/SC, PGG Wrightson, Udesc, revistas Balde Branco, Inforleite, Leite Integral e Leite Sustentável, Convention Bureau de Chapecó, Sindicato Rural de Chapecó, FAEP, Emater/PR, Emater/RS e FARSUL.
Interleite Sul 2010: olhando mais à frente
O ano de 2010 tem surpreendido os analistas de mercado, tanto no Brasil quanto no exterior. É preciso acompanhar as tendências de curto prazo nesses momentos de incerteza, mas é fundamental analisar o contexto mais amplo do mercado de leite. É esse o objetivo do Interleite Sul 2010, que será realizado em Chapecó/SC, entre 27 e 29 de outubro.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

FERNANDO MELGAÇO
GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA
EM 03/09/2010
Quero fazer aqui um pequeno comentário:tenho observado,principalmente através do Milk Point,que os preços pagos aos produtores estão baixos em quase todo o mundo.Vemos produtores europeus,estadunidenses,americanos do sul etc.insatisfeitos com os preços do leite.
Aqui vai a pergunta,ao senhor Marcelo P. Carvalho,coordenador do Interleite Sul:será que não está sobrando leite no mundo,frente ao atual consumo?
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.
Aqui vai a pergunta,ao senhor Marcelo P. Carvalho,coordenador do Interleite Sul:será que não está sobrando leite no mundo,frente ao atual consumo?
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.