Índice de produção de agroindústrias do FGV Agro encerrou 1º trimestre em baixa

O Índice de Produção Agroindustrial Brasileira (PIMAgro) calculado pelo Centro de Estudos em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro) encerrou o primeiro trimestre do ano com variação negativa de 1,4%, pressionado sobretudo pela queda da produção física do grupo de produtos não alimentícios

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

O Índice de Produção Agroindustrial Brasileira (PIMAgro) calculado pelo Centro de Estudos em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro) encerrou o primeiro trimestre do ano com variação negativa de 1,4%, pressionado sobretudo pela queda da produção física do grupo de produtos não alimentícios.

Continua depois da publicidade

O indicador é calculado com base em dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE e nas variações do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), da taxa de câmbio e do Índice de confiança do Empresário da Indústria de Transformação (ICI) da FGV.

Continua depois da publicidade

Segundo levantamento recém-concluído, os produtos não-alimentícios fecharam o período em queda de 3% na comparação com o primeiro trimestre de 2018. Nesse grupo, o segmento têxtil é o mais importante, seguido por produtos florestais, insumos agropecuários, fumo, borracha e biocombustíveis.

Figura 1

No grupo de produtos alimentícios e bebidas, por sua vez, houve pequena alta de 0,1% no primeiro trimestre, garantida pelas bebidas (5,1%). Os produtos alimentícios se dividem entre os de origem animal e vegetal, ao passo que as bebidas incluem alcoólicas e não-alcoólicas.

O FGV Agro lembra que, dado o peso dos setores de alimentos e bebidas na composição do PIMAgro, comportamento do indicador costuma acompanhar a evolução da indústria em geral - que, de acordo com o IBGE apresentou retração de 2,3% puxada pelo tombo da indústria extrativa (7,5%), afetada pela tragédia de Brumadinho, em Minas.

As informações são do Valor Econômico.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?