O índice procura avaliar a percepção atual e futura da produção e rentabilidade dos produtores, sendo baseado no índice Consumer Confidence Index, que mede a confiança na economia norte-americana, sendo importante balizador do consumo, do emprego e da expansão da economia.
A sétima divulgação do Índice de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P) revelou que a confiança do produtor reduziu frente a Julho, mês em que foi feita a nossa última análise, principalmente em relação à expectativa para os próximos 6 meses.
A expectativa de produção para daqui a 6 meses caiu de 63,2% para 40,6% - variações de 5% já são consideradas significativas (Gráfico 1). Essa expectativa está provavelmente associada à época quente e chuvosa, e a um rebanho em sistema de produção confinado, com animais mais puros e sensíveis, quando as condições para produção por vaca se deterioram, não podendo assumir isso como verdade na produção brasileira como um todo.
Já para a rentabilidade, a expectativa é uma melhora para os próximos 6 meses em relação à situação atual, talvez pelo fato dos custos serem mais baixos daqui para frente, principalmente pelo leite de pasto. No entanto, houve piora na avaliação da rentabilidade atual de outubro comparada à de julho, bem como os valores projetados para 6 meses (abril), ligeiramente menores do que os projetados em julho (projeção para janeiro).
De qualquer forma, a avaliação dos produtores que preencheram a pesquisa é favorável, com bom índice de respostas positivas, indicando possível estímulo à produção para 2012. O índice relativo (fevereiro de 2011 = 100) continua elevado, porém abaixo do valor de julho, quando se registrou o maior valor do ano (Gráfico 2).
Gráfico 1. Índice de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P) e variação das respostas positivas.

Gráfico 2. Evolução dos Índices de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P).

Qual é sua expectativa para frente?
Deixe sua opinião utilizando o Box de comentários abaixo e responda nosso Índice de Confiança de Produção de Novembro/11.
