Foram mais de 300 respostas em que produtores das cinco regiões do país classificaram como positiva, neutra ou negativa, a situação economica em sua atividade e as perspectivas para os próximos 6 meses. Nas duas perguntas comparativas entre a situação atual e expectativa houve acréscimo significativo no número de respostas positivas, como pode-se observar no gráfico.
Gráfico 1. Índice de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P), fevereiro de 2011.

O número de produtores que esperam que a situação de sua produção melhore nos próximos 6 meses cresceu 42,9% quando se compara as perspectivas para os próximos 6 meses em relação ao presente: foram 43,2% de respostas positivas para o presente momento contra 61,7% para o futuro. Em termos de rentabilidade o avanço de respostas positivas foi ainda maior, de 72,2%, passando de 29,2% no presente momento para 50,3% em um período de 6 meses. As respostas positivas da perspectiva de expansão dos negócios nos próximos 6 meses atingiram 57,1%.
O crescimento na confiança da produção refere-se possivelmente a previsão de melhores preços ao produtor no período de entressafra, mesmo com o preço dos insumos em alta. Você acredita que existam outras razões?
Participe do Índice de Confiança MilkPoint - Produção, de março 2011
O Índice de Confiança MilkPoint - Producão (ICM-P) é um indicador criado pelo MilkPoint para medir a confiança dos envolvidos na produção de leite, definido pelo grau de otimismo ou pessimismo na atividade e expectativas em curto prazo. Esperamos que essa se torne mais uma ferramenta de auxílio para o setor. Participe, os nomes e as repostas são sigilosas e empregadas apenas para uso interno. Somente os dados agregados serão divulgados.
