O índice procura avaliar a percepção atual e futura da produção e rentabilidade dos produtores, sendo baseado no índice Consumer Confidence Index, que mede a confiança na economia norte-americana, sendo importante balizador do consumo, do emprego e da expansão da economia.
O Índice de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P) de dezembro referente à situação atual da produção, mostrou que o produtor diminuiu um pouco a confiança frente a novembro. Houve redução de 7,1% frente ao mês passado, mas o índice ainda se mantém elevado, com 82,9% dos produtores relativamente satisfeitos com a situação atual.
A expectativa de aumento da produção para daqui a 6 meses reduziu-se em 2,4% (Gráfico 1). Essa expectativa está provavelmente associada às incertezas climáticas e inseguranças quanto aos preços dos insumos.
Já para a rentabilidade, a expectativa para os próximos 6 meses em relação à situação atual piorou em relação ao mês passado, muito provavelmente pela baixa habitual no preço pago ao leite, que pode refletir nas percepções futuras. Também houve involução na avaliação da rentabilidade atual de dezembro comparada à de novembro, com redução de 15,8% nas respostas positivas.
Considerando os produtores que preencheram a pesquisa, a avaliação fecha o ano com bom índice de respostas positivas, indicando possivelmente estímulo à produção para 2012. O índice relativo (fevereiro de 2011 = 100) apresenta-se ainda elevado, apesar da queda de 11,8% em relação ao mês passado (Gráfico 2).
Gráfico 1. Índice de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P) e variação das respostas positivas.

Gráfico 2. Evolução dos Índices de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P).

Qual é sua expectativa para frente?
Deixe sua opinião utilizando o Box de comentários abaixo e responda nosso Índice de Confiança de Produção de Janeiro/11.
