Índice de Confiança MilkPoint indica boas perspectivas para 2012, apesar de leve redução frente a novembro

O Índice de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P) de dezembro referente à situação atual da produção, mostrou que o produtor diminuiu a confiança frente a novembro. Houve redução de 7,1% frente ao mês passado, mas ainda mantém o índice elevado, com 82,9% dos produtores com confiança positiva na atividade.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

O MilkPoint realiza mensalmente a pesquisa Índice de Confiança MilkPoint (ICP-M), feito com produtores que acessam o site. O ICM-P é um indicador criado para medir a confiança dos envolvidos na produção de leite, definido pelo grau de otimismo ou pessimismo na atividade e expectativas em curto prazo.

O índice procura avaliar a percepção atual e futura da produção e rentabilidade dos produtores, sendo baseado no índice Consumer Confidence Index, que mede a confiança na economia norte-americana, sendo importante balizador do consumo, do emprego e da expansão da economia.

O Índice de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P) de dezembro referente à situação atual da produção, mostrou que o produtor diminuiu um pouco a confiança frente a novembro. Houve redução de 7,1% frente ao mês passado, mas o índice ainda se mantém elevado, com 82,9% dos produtores relativamente satisfeitos com a situação atual.

A expectativa de aumento da produção para daqui a 6 meses reduziu-se em 2,4% (Gráfico 1). Essa expectativa está provavelmente associada às incertezas climáticas e inseguranças quanto aos preços dos insumos.

Já para a rentabilidade, a expectativa para os próximos 6 meses em relação à situação atual piorou em relação ao mês passado, muito provavelmente pela baixa habitual no preço pago ao leite, que pode refletir nas percepções futuras. Também houve involução na avaliação da rentabilidade atual de dezembro comparada à de novembro, com redução de 15,8% nas respostas positivas.

Considerando os produtores que preencheram a pesquisa, a avaliação fecha o ano com bom índice de respostas positivas, indicando possivelmente estímulo à produção para 2012. O índice relativo (fevereiro de 2011 = 100) apresenta-se ainda elevado, apesar da queda de 11,8% em relação ao mês passado (Gráfico 2).

Gráfico 1. Índice de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P) e variação das respostas positivas.

Figura 1


Gráfico 2. Evolução dos Índices de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P).

Figura 2


Qual é sua expectativa para frente?

Deixe sua opinião utilizando o Box de comentários abaixo e responda nosso Índice de Confiança de Produção de Janeiro/11.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Elijá de Arandas Pimentel
ELIJÁ DE ARANDAS PIMENTEL

BOM CONSELHO - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/01/2012

Acredito que o ano de 2012 seja um ano bom para o produtor,  principalmente aqueles que buscam inovações tecnológicas para diminuição dos custos com a produção e melhora dos indíces de produtividade.
joão jacob alves sobrinho
JOÃO JACOB ALVES SOBRINHO

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/01/2012

Senhores,boa tarde

Infelizmente a minha expectativa para que exista uma melhora no mercado do leite em 2012 é quase nula.

Acredito que teremos um aumento no preço do leite de Janeiro ,mais pela falta de oferta pelo sul do pais como por Minas Gerais.

Aumento por motivo de catastrofes(chuvas) e não por valorização do produto em si.

Se não houver uma atenção por parte dos nossos governantes e um respeito pelos empresarios  de laticinios e produtos agropecuarios,ficaremos na mesmice.

Temos que descobrir pessoas no governo que possa se mostrar mais interesse por esta ala de empresarios rurais tão desvalorizada.

Continuo pesando que para ganhar dinheiro tem que vender para classe alta,vender para o povão não tem retorno é o caso do leite
Qual a sua dúvida hoje?