O índice procura avaliar a percepção atual e futura da produção e rentabilidade dos produtores, sendo baseado no índice Consumer Confidence Index, que mede a confiança na economia norte-americana, sendo importante balizador do consumo, do emprego e da expansão da economia.
O Índice de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P) de novembro referente à situação atual da produção, mostrou que o produtor aumentou a confiança frente a outubro. Esse foi o maior índice de todo o ano.
A expectativa positiva para o aumento da produção para daqui a 6 meses elevou-se em 15,6% (Gráfico 1). Essa expectativa está provavelmente associada à estação chuvosa na região Centroeste e Sudeste e pela provável queda nos preços das commodities agrícolas, com reflexo positivo no custo de produção.
Já para a rentabilidade, a expectativa é de uma melhora para os próximos 6 meses em relação à situação atual, talvez pelo fato dos custos serem mais baixos daqui para frente, principalmente pelo leite de pasto. Também houve evolução na avaliação da rentabilidade atual de novembro comparada à de outubro, com aumento de 40,7% nas respostas positivas.
A avaliação dos produtores que preencheram a pesquisa é favorável, com bom índice de respostas positivas, indicando possível estímulo à produção para 2012. O índice relativo (fevereiro de 2011 = 100) apresentou-se elevado, com aumento de 31,5% em relação ao mês passado, registrando o maior valor do ano (Gráfico 2).
Gráfico 1. Índice de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P) e variação das respostas positivas.

Gráfico 2. Evolução dos Índices de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P).

Qual é sua expectativa para frente?
Deixe sua opinião utilizando o Box de comentários abaixo e responda nosso Índice de Confiança de Produção de Dezembro/11.