O crescimento da economia da Índia deverá impulsionar uma grande mudança na forma como as pessoas consomem leite, beneficiando as companhias organizadas de lácteos do país. De acordo com o Índice de Lácteos da Tetra Pak, os consumidores indianos deverão mudar para números maiores de leite puro embalado com relação ao leite não embalado consumido atualmente em grande quantidade.
Segundo a pesquisa da Tetra Pak, cerca de 51% do leite puro consumido em países em desenvolvimento, incluindo Índia, Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka, foram comprados sem embalagem e 49% foram comprados embalados. Até 2014, cerca de 55% do leite puro deverá ser vendido em embalagens, o que então deverá aumentar para 70% no ano de 2020, disse o índice.
O leite vendido não embalado é tipicamente não pasteurizado e distribuído em latas de metal ou bicicletas e motos das fazendas às casas na Índia. Apesar de em cidades como Bangalore, Calcutá, Nova Delhi, Mumbai, Chennai e Hiderabade a venda de leite embalado é maior do que a de leite não embalado, a parte rural é dominada pela venda do leite dessa última forma.
Esse paradigma está mudando, entretanto, por causa do crescimento econômico que está resultando na migração de pessoas da área rural para as cidades em busca de empregos, dinheiro e oportunidades.
"Tem havido uma mudança marcada em direção ao leite embalado, particularmente nas áreas urbanas, e um declínio no leite não embalado. A conversão de não embalado para embalado se acelerará nos próximos anos", disse o gerente de marketing da Tetra Pak Índia, Sumit Khatter. "As pessoas têm mais dinheiro, menos tempo e precisam sair da zona rural. Eles estão cada vez mais vivendo próximos a lojas de alimentos das cidades do que de fazendas leiteiras".
De acordo com uma pesquisa da McKinsey Global Institution, a classe média da Índia, que tinha cerca de 50 milhões de pessoas em 2007, deverá alcançar 583 milhões, ou 41% da população, até 2025. De acordo com Khatter, o leite não embalado ainda representa mais de 70% das vendas de leite tradicional, mas a migração urbana significa que o leite da zona rural precisa viajar mais para alcançar os consumidores, criando uma oportunidade para os varejistas de leite embalado.
A pesquisa da Tetra Pak mostrou que o consumo de produtos lácteos não embalados na Índia deverá aumentar de quase 55 bilhões de litros em 2009 para 60 bilhões de litros em 2013. Aproximadamente, 90% do consumo será de leite tradicional, de acordo com a pesquisa da Tetra Pak. O consumo de porções (60 mL) deverá aumentar de cerca de 10 bilhões de litros em 2009 para quase 15 bilhões de litros em 2013.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Índia: crescimento da classe média pode aumentar consumo de leite embalado
O crescimento da economia da Índia deverá impulsionar uma grande mudança na forma como as pessoas consomem leite, beneficiando as companhias organizadas de lácteos do país. De acordo com o Índice de Lácteos da Tetra Pak, os consumidores indianos deverão mudar para números maiores de leite puro embalado com relação ao leite não embalado consumido atualmente em grande quantidade.
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