Índia: com aumento da demanda, poderá faltar leite

Apesar de ser o maior produtor de leite do mundo, a Índia enfrentará escassez de leite se a produção não aumentar no ritmo requerido, disse a presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento de Lácteos do país, Amrita Patel, na semana passada, durante a 38ª Conferência da Indústria de Lácteos ocorrida em Bangalore. "A demanda por leite no país está aumentando a uma taxa muito mais rápida do que sua produção", disse ela.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Apesar de ser o maior produtor de leite do mundo, a Índia enfrentará escassez de leite se a produção não aumentar no ritmo requerido, disse a presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento de Lácteos do país (NDDB, da sigla em inglês), Amrita Patel, na semana passada, durante a 38ª Conferência da Indústria de Lácteos ocorrida em Bangalore.

"A demanda por leite no país está aumentando a uma taxa muito mais rápida do que sua produção", disse ela, destacando que, para suprir a demanda projetada de 180 milhões de toneladas de leite em 2021-22, a produção no país tem que crescer em 5 milhões de toneladas anualmente, o dobro do atual crescimento, que é de 2,5 milhões de toneladas por ano.

Enquanto a produção de leite da Índia na última década cresceu cerca de 4%, quase o dobro da taxa de crescimento na produção mundial de leite, Patel disse que o setor de lácteos indiano conseguiu suprir os requerimentos nacionais, comparado com muitos outros países que continuam dependendo de importações.

"Embora a produção de leite tenha aumentado firmemente, a demanda por leite tem aumentado a um ritmo mais rápido devido a uma série de razões, incluindo aumento do Produto Interno Bruto (PIB), aumento na renda das famílias rurais, dispensas de dívidas rurais, aumento nos salários dos funcionários do Governo, entre outros", disse ela. "Agências internacionais já projetaram que a Índia pode ter que importar produtos lácteos nos próximos anos para suprir a crescente demanda".

No entanto, ela disse que recorrer às importações para suprir uma possível escassez de leite também não é a solução. "Se a Índia, o país de maior produção do mundo, recorre às importações, mesmo que de pequenas quantidades de produtos lácteos, é provável que afete os preços internacionais, resultando nessa forma em maiores importações e, então, de preços aos consumidores", disse ela, adicionando que, considerando todos esses fatores, a única resposta para continuar suprindo a crescente demanda de leite é aumentar a produtividade.

A reportagem é do The Times of India, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Helba Pereira
HELBA PEREIRA

IMPERATRIZ - MARANHÃO - ESTUDANTE

EM 24/02/2010

Olá...
Bem se a Índia que é o maior produtor de leite do mundo, já está sentindo na pele seu déficit, o que dirá outros países de menor produção. Se a estimativa relata que por volta dos anos de 2021 - 22, a produtividade tem de crescer em nivéis significativos, está na hora de adotar providências um tanto agéis e concretas para não se usar a importação. Uma vez que o patamar salarial está crescendo , é normal sim aumentar tal procura, já que o leite é um alimento indispensável. Caso contrário, a Índia entrará na tão conhecida lei da "Oferta e da Procura", fazendo de seu glorioso produto (leite) um tanto escasso.
Qual a sua dúvida hoje?