ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Imposto de importação para milho e soja é suspenso até o final do ano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/04/2021

1 MIN DE LEITURA

1
0

Em outubro de 2020, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) já havia autorizado a suspensão do imposto de importação para o milho até 31 de março de 2021 e da soja, do óleo em bruto e da farinha e pellets até 15 de janeiro de 2021. 

A expectativa naquele momento era de que haveria estabilização nas cotações externas e a safra de grãos, em 2021, teria uma produção suficiente, de maneira a reequilibrar a relação de preços com as proteínas animais, reduzindo a pressão de custos para as indústrias integradoras. No entanto, as cotações internacionais apresentaram alta, pressionando ainda mais os preços internos. 

Além do cenário de preços não ter se confirmado, mesmo com a safra recorde de 109 milhões de toneladas de milho e 135,5 milhões de toneladas de soja, os preços internos seguiram em patamar elevado em virtude da forte demanda externa e da manutenção da desvalorização do real em relação ao dólar. 

Desse modo, a alíquota do imposto de importação aplicado às importações de milho, soja, óleo de soja e farelo de soja foi novamente suspensa. A medida entra em vigor sete dias após a publicação de resolução do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) com término em 31 de dezembro de 2021.

O Gecex é o núcleo executivo colegiado da Camex, o qual é responsável pela definição das alíquotas dos impostos de importação e exportação, fixação das medidas de defesa comercial, internalização das regras de origem de acordos comerciais, entre outros.

Conforme o Decreto 10.044/2019, o Gecex é integrado pela Presidência da República, pelos ministérios da Economia, das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As informações são do Mapa, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEANDRO AUGUSTO VILELA RABELO

ABADIA DOS DOURADOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/04/2021

Qual o efeito prático desta medida? Não há grãos "sobrando" no mercado externo....
MilkPoint AgriPoint