ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Impacto global da Covid-19 no setor lácteo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/06/2021

3 MIN DE LEITURA

0
2

O surgimento e a rápida disseminação da Covid-19 representam uma ameaça para as sociedades e economias. O setor de laticínios é um exemplo dos desafios enfrentados pelas cadeias de abastecimento de alimentos devido à pandemia.

Com o objetivo de avaliar o impacto imediato que teve no setor de lácteo, foi formada uma equipe de pesquisadores liderada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), coletando informações em cinco regiões geográficas distintas — África, Ásia, Europa, América Latina e América do Norte— em dois diferentes momentos da pandemia. A La Federación Panamericana de Lechería (FEPALE) contribuiu para o estudo com dados da América Latina.

O estudo indica que o impacto da pandemia tem sido percebido como uma série de episódios que afetaram o setor tanto do ponto de vista da oferta quanto da demanda de forma diferenciada em função dos perfis de negócios das regiões e países; escassez de recursos relativos; renda per capita e estrutura de mercado.

Durante o período estudado, observou-se que uma série de mecanismos de resposta foram colocados em prática para mitigar os efeitos do choque, embora a análise também sugira que a pandemia acelerou as mudanças estruturais em curso que estavam ocorrendo no setor de laticínios.

As discussões do grupo de foco destacaram que, em todas as regiões, os efeitos da pandemia nos preços do produtor e dos insumos levaram ao aumento da volatilidade, colocando pressão adicional sobre os lucros e comprometendo a já ameaçada viabilidade econômica de seus sistemas de produção primária.

Portanto, a pandemia levou muitos produtores a abandonar a atividade, principalmente os pequenos, resultando em poucos estabelecimentos, porém maiores. Não é um fenômeno novo, mas sim a aceleração de uma tendência que vem ocorrendo há muitos anos.

As discussões também destacaram que, na última década, o setor globalmente passou por fusões e aquisições que levaram a um aumento no tamanho das operações. Como resultado da pandemia, as indústrias enfrentarão um nível mais alto de demandas para garantir que os produtos e serviços atendam aos requisitos de qualidade e segurança.

A implementação de padrões mais elevados afetará os custos de fazer negócios, o que provavelmente reduzirá as margens de lucro. Como os laticínios maiores tendem a ter custos mais baixos por unidade de produção, o efeito da pandemia estimulará ainda mais o processo de consolidação da indústria em detrimento dos menores.

Os resultados também destacaram que a pandemia aumentou a consciência dos consumidores em todo o mundo sobre dietas saudáveis e seguras. As restrições de movimento levaram os consumidores a explorar a compra de alimentos online pela primeira vez.

Esses fatos apontam que, em médio prazo, a maior consciência sobre as dietas reforçará os padrões ao consumo de alimentos mais saudáveis, como leite e os produtos lácteos. Além disso, com a digitalização das plataformas, os canais de comércio eletrônico crescerão em um ritmo mais rápido.

Apesar das desvantagens econômicas, a pandemia levará a um reforço político da abordagem de autossuficiência alimentar em muitos países. As restrições comerciais impostas por vários países durante a pandemia para proibir a exportação de produtos como o leite e o medo de que outra crise possa deixar os países em situação de vulnerabilidade, levarão os países a promover ações destinadas a reduzir a dependência dessas importações. No entanto, dada a importância do comércio na economia mundial, o conceito precisará ser refinado e definido de forma mais ampla.

As medidas necessárias para abordar adequadamente os efeitos desta pandemia vão além da capacidade dos governos e exigem a mobilização de esforços colaborativos entre os diferentes elos da cadeia. Apesar do efeito imediato da pandemia no setor, espera-se que o impacto macroeconômico persista por algum tempo e, em alguns casos, exigirá mais ajustes no setor.

O estudo expande o conhecimento existente sobre os efeitos da pandemia no setor de laticínios e adiciona à literatura em evolução recente sobre os efeitos de médio e longo prazo da Covid-19 nos sistemas alimentares em todo o mundo. Apesar da natureza preliminar dos resultados, fornece informações importantes para enriquecer as discussões de políticas setoriais.

As informações são da OCLA, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Atenção, leitores! Sempre com o intuito de proporcionar a melhor experiência para nossos usuários, estamos realizando uma pesquisa para ouvir você! Para responder é bem simples, basta clicar aqui e preencher o formulário. As dez melhores contribuições ganharão uma cortesia para nosso novo evento Interleite Experience ou para o Dairy Vision, maior evento sobre tecnologia e inovação em lácteos

*Fonte da foto do artigo: Freepik

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures