IDF publica novas diretrizes de abastecimento de leite após crise de melamina
A Federação Internacional de Lácteos (IDF, sigla em inglês) lançou novas diretrizes para abastecimento de leite em resposta à crise de contaminação de leite com melamina na China em 2008. O documento recém publicado contém informações sobre ferramentas, procedimentos e métodos que podem ser usados para combater a contaminação do leite.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O IDF começou a trabalhar nas diretrizes após a crise de contaminação de leite com melamina na China em 2008, que matou seis crianças e deixou 300.000 pessoas doenças. Na época, o comércio de lácteos e as organizações científicas também começaram a desenvolver testes padrões para melamina, que foram publicados em novembro do ano passado e deverão ser adotados pela Codex Alimentarius Commission nesse verão. O teste padrão foi designado a combater a ameaça imediata representada pela melamina, enquanto as novas diretrizes de abastecimento recentemente publicadas têm uma extensão mais ampla.
O líder da força tarefa responsável pela publicação, Claus Heggum, disse que o objetivo das novas diretrizes é antecipar os problemas que poderiam "comprometer a integridade do leite na cadeia de fornecimento no futuro". Ele disse que, apesar de a crise da melamina ter impulsionado a IDF a fazer o projeto, esse não é voltado apenas para a indústria de lácteos chinesa. "Essas diretrizes são voltadas às companhias de lácteos em todos os países e podem ser usadas como parte de seus sistemas de autoconfiança".
Explicando a abordagem básica das diretrizes, ele disse: "Os princípios fundamentais são aqueles aplicados nos sistemas de Garantia de Qualidade, isto é, uma abordagem sistemática baseada nos conceitos de Planejar, Fazer, Checar e Agir. Esses princípios genéricos foram adaptados para essa proposta particular e incluem princípios bem conhecidos como o de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e análises de risco".
O novo guia pode ser solicitado no site da IDF (http://www.fil-idf.org).
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.