
Figura 1. Evolução do Índice de custo de produção de leite - ICPLeite/Embrapa - no período de dezembro/2010 a dezembro/2011. Base: abr./2006 = 100.
No mês de dezembro, com exceção do grupo de insumo Reprodução, todos os demais tiveram alta nos preços. A maior alta ocorreu nos insumos que compõem o grupo Sanidade, de 2,88%. Nos demais grupos as variações foram de menor magnitude. No grupo de insumos Sal mineral a alta foi de 2,02%; Qualidade do leite de 1,55%; Energia e combustível, de 0,74%; Mão de obra, 0,73%; Compra e venda de volumosos, de 0,71% e Concentrado, 0,02%.
A alta em Sanidade foi impulsionada por realinhamento nos preços de vermífugos e vacinas. No grupo Qualidade do leite, devido à variação nos preços dos detergentes utilizados na limpeza das ordenhadeiras e tanques de expansão.

Figura 2. Variações percentuais do índice de custo de produção de leite, geral e por grupos, no mês de dezembro de 2011 em relação a novembro de 2011.
O ICPLeite/Embrapa acumulado no ano de 2011, foi 19,19%. Na Figura 3 é possível notar a magnitude das variações nos preços dos grupos de insumos que compõem o índice. Nota-se que nesse período, todos os grupos de insumo apresentaram variação positiva: Produção e compra de volumosos, com alta de 41,37%; Qualidade do leite, 31,89%; em Reprodução, aumento de 27,10%; Sal mineral, 17,62%; Sanidade, alta de 15,41%; Concentrado, 12,75%; Mão de obra, 10,50%; Energia e combustível, 9,97%.
No grupo de insumos Produção e compra de volumosos, onde se verifica maior alta acumulada, a variação foi consequência de aumento nos preços dos insumos para a produção de silagem e de cana de açúcar, principalmente. Em Qualidade do leite, a variação ocorreu devido à alta dos preços de detergentes utilizados para higienização dos tanques de armazenagem e ordenhadeiras. A alta no grupo Reprodução foi provocada, principalmente, pela valorização no preço do sêmen e insumos utilizados para a reprodução animal. No grupo Sal Mineral o aumento foi reflexo da alta nos preços do sal comum e suplementos minerais. No grupo Sanidade, a alta foi provocada pelo aumento nos preços de medicamentos e vacinas para os bovinos. Em Concentrado, a alta foi impulsionada pelo aumento nos preços da ração bovina, polpa cítrica e fubá de milho. Em Mão de obra, a alta foi influenciada pelo reajuste do salário mínimo e em Energia e combustível, pelos realinhamentos nos preços dos combustíveis.

Figura 3. Variações percentuais do índice de custo de produção de leite, geral e por grupos, acumulado em 2011.
O conteúdo da matéria faz parte do boletim Panorama do Leite da Embrapa Gado de Leite escrito por Alziro Vasconcelos Carneiro, Lorildo Aldo Stoc e Carine Leite Péres, resumido e adaptado pela Equipe MilkPoint.