Neste mês, quatro grupos de insumos apresentaram alta nos preços. O grupo sal mineral apareceu em primeiro lugar, com aumento de 4,48%. Em seguida estão os grupos sanidade, 1,68%, concentrado, 1,16%, e energia e combustível, 0,21%. A inflação observada no grupo sal mineral foi consequência de elevação no preço dos suplementos minerais.
O grupo produção e compra de volumosos foi o que apresentou maior queda nos preços, de 0,88%, seguido pelos grupos mão de obra e qualidade do leite, ambos registraram queda de 0,11%. A variação ocorrida no grupo produção e compra de volumosos foi ocasionada pela redução no preço de insumos utilizados no cultivo da cana de açúcar.
Os preços dos insumos utilizados no grupo reprodução permaneceram estáveis, ou seja, os preços não sofreram variações.
Variação do ICPLeite/Embrapa em 2010
O ICPLeite/Embrapa acumulado nos sete primeiros meses do ano teve redução de 0,92%.
No período analisado, três grupos apresentaram deflação: concentrado (5,43%), qualidade do leite (1,35%) e energia e combustível (0,61%). No grupo concentrado, o que mais influenciou foi a redução nos preços do farelo de soja e da ração da vaca em lactação ocorridas nos primeiros meses do ano. No grupo qualidade do leite a deflação foi puxada pelo preço do dos detergentes para limpeza do tanque de resfriamento e ordenhadeira mecânica. A variação verificada no grupo energia e combustível foi decorrente de oscilações no preço da gasolina.
A maior elevação ocorreu no grupo mão de obra, alta de 10,12%, repercutindo o aumento do salário mínimo ocorrido no mês de janeiro. Em seguida, com alta de 7%, aparece o grupo sal mineral. Os preços dos suplementos minerais ficaram mais caros no período em decorrência da alta do fosfato bicalcico, que é um importante insumo na elaboração deste produto. Depois vem o grupo produção e compra de volumosos, com variação positiva de 5,31%, influenciado pelo preço de insumos utilizados para produção de silagem. O grupo sanidade registrou uma inflação de 2,85% em função de elevação no preço médio dos medicamentos, e o grupo reprodução, que teve alta de 2,10%, foi influenciado pelo aumento no preço do sêmen.
O ICPLeite/Embrapa nos últimos 12 meses
Em relação a julho de 2009 o ICPLeite/Embrapa registrou redução de 1,51%.
Neste período, a maior variação negativa ficou por conta do grupo qualidade do leite, que apresentou deflação considerável de 8,35%, repercutindo a queda ocorrida nos preços dos detergentes para limpeza. A segunda maior redução ocorreu no grupo concentrado, com queda de 5,78%, devido a queda nos preços da ração para vacas em lactação e do farelo de soja. O grupo sal mineral sofreu uma deflação de 4,43%, reflexo da queda no preço dos suplementos minerais ocorrida no segundo semestre de 2009.
O grupo que apresentou maior aceleração de preços foi mão de obra, de 10,34%, influenciado, principalmente, pela elevação do valor do salário mínimo. Em seguida ficou o grupo reprodução, com variação positiva de 9,71%, influenciado pela elevação no preço do sêmen. Com 3,88% de alta apareceu o grupo sanidade, que obteve essa variação devido a alta nos preços dos medicamentos. O grupo produção e compra de volumosos variou 3,85%, e o grupo energia e combustível subiu 0,92%, sendo a gasolina o insumo que mais aumentou de preço.
Tabela 1. Estrutura de ponderação do índice do ICPLeite/Embrapa e variações percentuais de julho/2010 em relação a junho/2010 e o acumulado em 12 meses.

O Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) mede a variação no custo de manutenção de uma empresa de produção de leite localizada no Estado de Minas Gerais. A base, igual a 100, refere-se ao mês de abril de 2006.
O ICPLeite é divulgado mensalmente no boletim Panorama do leite on line, disponibilizado no site do Centro de Inteligência do Leite - CILeite. As informações estarão disponíveis a partir da 2ª quinzena de cada mês.
As informações são da Embrapa Gado de Leite, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Você já viu a programação do Interleite Sul 2010, que trará um grande debate sobre competitividade em vários estados brasileiros e Argentina? Clique aqui para mais informações. Não deixe de participar desse evento!