O grupo produção e compra de volumosos aparece em primeiro lugar, com alta de 2,23%, seguido dos grupos reprodução, 2,04%, sal mineral, 1,97%, e qualidade do leite, 1,82%. O grupo mão-de-obra apresentou elevação de 0,96%, valor bem próximo do obtido no grupo sanidade, que foi de 0,92%. Os preços dos insumos que compõem os grupos energia e combustível, (0,20%) e concentrado (0,02%) ficaram praticamente estáveis.
A elevação dos preços verificada no grupo produção e compra de volumosos foi devido, principalmente, ao aumento no preço dos insumos utilizados para plantio. Já no grupo reprodução, a influência foi devido a alta no preço do sêmen, em torno de 2,04%. O grupo sal mineral foi puxado pela alta de 2,03% no preço do concentrado mineral. O grupo qualidade do leite foi impulsionado pela elevação nos preços do detergente alcalino, com variação de 1,82%. No grupo mão-de-obra, a causa foi o aumento no preço pago ao trabalhador diarista, de 5,27%. Já no grupo sanidade a alta foi impulsionada, principalmente, pelos preços de carrapaticidas e bernicidas, na ordem de 3,95%. Verificou-se também um realinhamento no preço da gasolina, em média de 0,8%, o que acabou repercutindo positivamente no grupo energia e combustível. E, por fim, no grupo concentrado a alta foi influenciada pela elevação de 9,55% no preço da poupa cítrica.
Variação do ICPLeite/Embrapa em 2010
O ICPLeite/Embrapa acumulado nos dois primeiros meses do ano foi de 1,03%. Dos grupos de insumos analisados, o que registrou maior elevação foi aquele que mede o impacto do custo da mão-de-obra, de 8,87%, em função do aumento do salário mínimo. Em seguida, com alta de 2,77%, aparece o grupo reprodução, influenciado pelo aumento de preço do sêmen em mesma magnitude. Depois vem o grupo qualidade do leite, que apresentou alta de 2,09%, influenciado pela alta nos preços dos detergentes utilizados para limpeza do tanque e ordenhadeira mecânica. O grupo produção e compra de volumosos, que apresentou uma elevação de 1,91%, repercutiu a variação nos preços dos insumos utilizados para plantio, principalmente, do milho que será utilizado para produção de silagem. Os grupos sanidade e energia e combustível registraram uma pequena inflação, 0,70% e 0,21%, respectivamente. No primeiro grupo, o aumento foi motivado pela elevação nos preços de carrapaticidas e bernicidas (3,01%) e, no segundo grupo pela gasolina (0,80%).
Neste inicio de ano, apenas dois grupos apresentaram deflação nos preços: sal mineral (0,66%) e concentrado (0,38%).
O ICPLeite/Embrapa nos últimos 12 meses
Em relação a março de 2009 o ICPLeite/Embrapa registrou deflação de 1,77%. Neste período, a maior variação ficou por conta do grupo sal mineral, que apresentou redução considerável, de 24,15%. A segunda maior redução foi do grupo concentrado (4,21%) influenciado, principalmente, pela queda no preço do caroço de algodão que sofreu uma deflação de 14,23%. Em seguida aparecem os grupos produção e compra de volumosos (2,75%) e qualidade do leite (1,17%).
O grupo que apresentou maior aceleração de preços foi mão-de-obra, com alta de 20,31%. No período analisado o custo da mão de obra foi influenciado por duas altas no valor do salário mínimo, que causaram um impacto de 22,89% no custo do serviço de ordenha. Em seguida ficou o grupo reprodução, com variação positiva de 5,71%, influenciado por variações no preço do sêmen. O grupo sanidade variou 2,08%, principalmente devido a alta nos preços das vacinas, que tiveram aumento médio de 4,08%. O grupo energia e combustível subiu 1,28%, sendo que a gasolina foi o insumo que acumulou maior alta, de 6,07%.
Tabela 1. Estrutura de ponderação do índice do ICPLeite/Embrapa e variações percentuais de fevereiro/10 em relação a janeiro/10 e o acumulado em 12 meses.

O Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) mede a variação no custo de manutenção de uma empresa de produção de leite localizada no Estado de Minas Gerais. A base, igual a 100, refere-se ao mês de abril de 2006.
O ICPLeite é divulgado mensalmente no boletim Panorama do leite on line, disponibilizado no site do Centro de Inteligência do Leite - CILeite (www.cileite.com.br). As informações estarão disponíveis a partir da 2ª quinzena de cada mês.
As informações são da Embrapa Gado de Leite, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.