ICPLeite se mantém praticamente estável em março

Em março, o ICPLeite/Embrapa foi 145,00 ante 144,87 de fevereiro de 2010, ou seja, valor praticamente estável (+0,09%) em relação aos preços praticados no mês de fevereiro. Neste mês, apenas três grupos de insumos apresentaram reajuste positivo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Em março, o ICPLeite/Embrapa foi 145,00 ante 144,87 de fevereiro de 2010, ou seja, valor praticamente estável (+0,09%) em relação aos preços praticados no mês de fevereiro. Neste mês, apenas três grupos de insumos apresentaram reajuste positivo.

O grupo Sal mineral apareceu em primeiro lugar, com alta de 4,59%. Em seguida está o grupo Produção e compra de volumosos, 2,05%, e Reprodução, com uma leve alta de 0,14%. A elevação de preço verificada no grupo Sal mineral ficou por conta do concentrado mineral, que teve aumento de 5,02%. No grupo Produção e compra de volumosos a variação foi causada pelos insumos utilizados para produção de silagem, que juntos tiveram alta de 1,73%. Já o grupo Reprodução foi influenciado pela leve elevação, de 0,14%, no preço do sêmen.

Dentre os grupos que sofreram redução nos preços, o grupo Concentrado apresentou a maior desaceleração, que foi de 0,73%. A seguir, veio Qualidade do leite (-0,57%) e Energia e combustível (-0,29%). A variação ocorrida no grupo Concentrado ocorreu, principalmente, pela deflação do farelo de trigo, que foi de 3,92%. No grupo Qualidade do leite a redução foi puxada pela redução nos preços dos detergentes. Já no grupo Energia e combustível a causa da alteração foi o preço da gasolina, que reduziu 1,13%.

Os demais grupos, Sanidade e Mão de obra, permaneceram praticamente estáveis, com queda de 0,07% e 0,04%, respectivamente. No primeiro a diferença ficou por conta da cesta de insumos representada pelos carrapaticidas e bernicidas, e no segundo pela redução em 0,19% nos valores pagos aos diaristas.

Variação do ICPLeite/Embrapa em 2010

O ICPLeite/Embrapa acumulado nos três primeiros meses do ano foi de 1,12%. Dos grupos de insumos analisados, o que registrou maior elevação foi aquele que mede o impacto do custo da mão de obra, de 8,83%, em função do aumento do salário mínimo. Em seguida, com alta de 3,99%, aparece o grupo Produção e compra de volumosos, influenciado pelo aumento no preço de mudas de cana de açúcar, em 4,28%. Depois vem o grupo Sal mineral, que apresentou variação positiva de 3,89%, influenciado pelos preços do sal mineralizado, que subiu 4,23% no período.

O grupo Reprodução apresentou uma elevação de 2,91%, repercutindo a variação ocorrida nos preços do sêmen que foi de mesma magnitude. O grupo Qualidade do leite registrou uma inflação de 1,50% em função da variação ocorrida nos preços dos detergentes.

Neste período, apenas dois grupos apresentaram deflação: Concentrado (-1,11%) e Energia e combustível (-0,08%). No grupo Concentrado a principal influência foi do farelo de trigo, que teve queda de 5,85%. Já no grupo Energia e combustível, o motivo foi a redução de 0,33% no preço da gasolina.

O ICPLeite/Embrapa nos últimos 12 meses

Em relação a abril de 2009 o ICPLeite/Embrapa registrou redução de 1,91%. Neste período, a maior variação ficou por conta do grupo Sal mineral que apresentou deflação considerável, de 15,72%, principalmente devido ao recuo no preço do sal mineralizado, de 18,92%. A segunda maior redução foi no grupo Qualidade do leite (-6,26%), influenciado pela queda no preço dos detergentes utilizados para limpeza que variou na mesma amplitude. Em seguida apareceram os grupos Concentrado (-3,82%), que sofreu influência negativa do preço do caroço de algodão, de 6,96%, e Produção e compra de volumosos (-1,25%), puxado pelo decréscimo nos preços de insumos utilizados na produção de silagem, de 10,06%.

O grupo que apresentou maior reajuste de preços foi Mão de obra, de 9,38%. No período analisado, o custo da mão de obra foi influenciado pela alta no valor do salário mínimo, que causou um impacto de 9,68% no custo do serviço de ordenha. Em seguida ficou o grupo Reprodução, com variação positiva de 6,25%, influenciado pela elevação no preço do sêmen. O grupo Sanidade variou 1,37%, principalmente devido à alta no preço das vacinas, que aumentaram, em média, 6,07%. O grupo Energia e combustível subiu 1,13%, sendo que a gasolina sofreu inflação de 5,41%.

Tabela 1. Estrutura de ponderação do índice do ICPLeite/Embrapa e variações percentuais de março/10 em relação a fevereiro/10 e o acumulado em 12 meses.

Figura 1
Clique na imagem para ampliá-la.

O Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) mede a variação no custo de manutenção de uma empresa de produção de leite localizada no Estado de Minas Gerais. A base, igual a 100, refere-se ao mês de abril de 2006.

O ICPLeite é divulgado mensalmente no boletim Panorama do leite on line, disponibilizado no site do Centro de Inteligência do Leite - CILeite. As informações estarão disponíveis a partir da 2ª quinzena de cada mês.

As informações são da Embrapa Gado de Leite, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?