Neste mês, cinco grupos de insumos apresentaram alta nos preços. O grupo Concentrado apareceu em primeiro lugar, com aumento de 1,04% em consequência de elevação dos preços dos insumos milho e farelo de soja. Em seguida estão os grupos Qualidade do leite, 0,60%, Mão de obra, 0,55%, Sanidade, 0,29%, e Sal mineral, 0, 13%. A inflação observada no grupo Sal mineral foi conseqüência de elevação no preço do concentrado mineral.
O grupo Produção e compra de volumosos apresentou redução de 1%. Esta variação foi ocasionada pela redução no preço de insumos utilizados no cultivo da cana de açúcar.
Os preços dos insumos utilizados nos grupos Reprodução e Energia e combustível permaneceram estáveis, ou seja, os preços não sofreram variações.
Variação do ICPLeite/Embrapa em 2010
O ICPLeite/Embrapa acumulado nos oito primeiros meses do ano teve uma queda de 0,46%.
No período analisado, três grupos apresentaram deflação: Concentrado (4,45%), Qualidade do leite (0,76%) e Energia e combustível (0,61%). No grupo Concentrado, ainda repercute as quedas nos preços do caroço de algodão e da poupa cítrica ocorridas no inicio do ano. No grupo Qualidade do leite a deflação foi puxada pelo preço dos detergentes para limpeza do tanque de resfriamento e ordenhadeira mecânica. A variação verificada no grupo Energia e combustível é decorrente de oscilações no preço da gasolina.
A maior elevação ocorreu no grupo Mão de obra, alta de 10,73%, em função do aumento do salário mínimo ocorrido no mês de janeiro. Em seguida, com alta de 7,13%, aparece o grupo Sal mineral influenciado pelo aumento no preço dos insumos utilizados na elaboração do concentrado mineral.Depois vem o grupo Produção e compra de volumosos, com variação positiva de 4,25%, influenciado pelo preço dos insumos necessários para a produção de silagem. O grupo Sanidade registrou uma inflação de 3,14% em função de elevação no preço médio dos medicamentos, e o grupo Reprodução, que teve alta de 2,10%, foi influenciado pelo aumento no preço do sêmen.
O ICPLeite/Embrapa nos últimos 12 meses
Em relação a agosto de 2009 o ICPLeite/Embrapa registrou redução de 0,97%.
Neste período, a maior variação negativa ficou por conta do grupo Concentrado, que apresentou deflação de 4,63%. A segunda maior redução ocorreu no grupo Qualidade do leite, com queda de 4,12%.
O grupo que apresentou maior aceleração de preços foi Mão de obra, de 11,32%. No período analisado o custo da mão de obra foi influenciado, principalmente, pela elevação do valor do salário mínimo. Em seguida ficou o grupo Reprodução, com variação positiva de 9,42%, influenciado pela elevação no preço do sêmen. Com 4,22% de alta apareceu o grupo Sal mineral. O grupo Sanidade variou 3,14%, devido ao aumento no preço de vacinas e produtos veterinários. Os insumos utilizados pelo grupo Produção e compra de volumosos aumentaram 1,78% e os do grupo Energia e combustível subiram 0,88%, sendo que a gasolina foi o insumo que mais aumentou o preço.
Tabela 1. Estrutura de ponderação do índice do ICPLeite/Embrapa e variações percentuais de agosto/2010 em relação a junho/2010 e o acumulado em 12 meses.

O Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) mede a variação no custo de manutenção de uma empresa de produção de leite localizada no Estado de Minas Gerais. A base, igual a 100, refere-se ao mês de abril de 2006.
O ICPLeite é divulgado mensalmente no boletim Panorama do leite on line, disponibilizado no site do Centro de Inteligência do Leite - CILeite. As informações estarão disponíveis a partir da 2ª quinzena de cada mês.
As informações são da Embrapa Gado de Leite, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Você já respondeu a Pesquisa sobre Associação de Produtores? Colabore auxiliando o MilkPoint a melhor compreender as atuais demandas dos produtores de leite em relação à atuação das entidades de classe, clicando aqui.