Os grupos que tiveram alta foram mão-de-obra que apresentou elevação de 7,38%, reprodução, 0,72%, qualidade do leite, 0,26% e energia e combustível, 0,01%. O grupo mão-de-obra sofreu influência, principalmente, da elevação do salário mínimo que tem repercussão no custo do serviço de ordenha. No grupo reprodução a elevação foi puxada pelo preço do sêmen e no grupo qualidade do leite a alta foi devido à elevação no preço do material de limpeza.
Os grupos dos insumos que tiveram queda nos preços foram sal mineral (2,58%), concentrado (0,40%), produção e compra de volumosos (0,31%) e sanidade (0,21%). No grupo sal mineral a deflação foi puxada principalmente pela queda no preço do sal mineral.
ICPLeite/Embrapa nos últimos 12 meses
Em relação a fevereiro de 2009 o ICPLeite/Embrapa registrou queda de 0,44%. Nos últimos 12 meses a maior variação ficou por conta do grupo sal mineral, cuja cesta de insumos apresentou baixa considerável, de 28,76%. A segunda maior desaceleração foi em produção e compra de volumosos (5,58%), seguida do grupo qualidade do leite (2,94%) e concentrado (0,51%).
O grupo que apresentou maior aceleração de preços foi mão-de-obra, com alta de 19,80% no período analisado. Em seguida ficou reprodução, com variação positiva de 3,60%, sanidade, 1,95% e energia e combustível, 1,03%.
Tabela 1. Estrutura de ponderação do índice do ICPLeite/Embrapa e variações percentuais de janeiro/10 em relação a dezembro/09 e o acumulado em 12 meses.

O Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) mede a variação no custo de manutenção de uma empresa de produção de leite localizada no Estado de Minas Gerais. A base, igual a 100, refere-se ao mês de abril de 2006.
O ICPLeite é divulgado mensalmente no boletim Panorama do leite on line, disponibilizado no site do Centro de Inteligência do Leite - CILeite (www.cileite.com.br). As informações estarão disponíveis a partir da 2ª quinzena de cada mês.
As informações são da Embrapa Gado de Leite, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.