Os grupos dos insumos que tiveram queda dos preços foram sanidade (1,02%), sal mineral (0,50%), produção e compra de volumosos (0,42%) e energia e combustível (0,22%). O grupo energia e combustível volta à tendência de preços decrescentes devido à redução de preço da gasolina e óleo diesel.
Variação do ICPLeite/Embrapa em 2009
O ICPLeite/Embrapa acumulado nos primeiros nove meses do ano foi de 1,67%. O grupo mão-de-obra registrou a maior elevação, de 10,49%. Em seguida, com alta de 4,68%, aparece o grupo concentrado, influenciado pelo aumento de preço do farelo de trigo. O grupo qualidade do leite apresentou alta de 4,30%. Dos grupos que apresentaram deflação nos preços, o sal mineral aparece em primeiro lugar, com redução de 22,99%. Em seguida vem produção e compra de volumosos (6,06%), reprodução (3,30%), sanidade (0,98) e energia e combustível (0,70%).
ICPLeite/Embrapa nos últimos 12 meses
Em relação a outubro de 2008 o ICPLeite/Embrapa registrou alta de 1,44%. Nos últimos 12 meses a maior variação ficou por conta do grupo qualidade do leite, que apresentou alta de 11,71%. A segunda maior aceleração foi em mão-de-obra (11,61%), seguida do grupo concentrado (2,78%). O grupo que apresentou maior desaceleração de preços no período foi sal mineral, com queda de 25,52%. Em seguida ficou produção e compra de volumosos, com variação negativa de 3,13%.
Tabela 1. Estrutura de ponderação do índice do ICPLeite/Embrapa e variações percentuais de setembro/09 em relação a agosto/09 e o acumulado em 12 meses.

O Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) mede a variação no custo de manutenção de uma empresa de produção de leite localizada no Estado de Minas Gerais. A base, igual a 100, refere-se ao mês de abril de 2006.
O ICPLeite é divulgado mensalmente no boletim Panorama do leite on line, disponibilizado no site do Centro de Inteligência do Leite - CILeite (www.cileite.com.br). As informações estarão disponíveis a partir da 2ª quinzena de cada mês.
As informações são da Embrapa Gado de Leite, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.