Neste mês, com a exceção do insumo energia e combustível, todos os insumos tiveram alta nos preços. A maior alta ocorreu nos insumos que compõem o grupo Sal mineral, de 7,78%. A seguir vieram os grupos Concentrado, com alta de 2,42%, Produção e compra de volumosos com 2,39%, Reprodução com 1,45%, Sanidade com 0,22%, Qualidade do leite com 0,21% e Mão de obra com aumento de 0,14%. A deflação ocorrida no grupo Energia e combustível foi de 1,56%.
Variação do ICPLeite/Embrapa no ano de 2010
O ICPLeite/Embrapa acumulado nos últimos doze meses (durante o ano de 2010) foi de 5,69%. Neste período, apenas o grupo de insumos (Energia e combustível) apresentou queda nos preços, de 1,75%. Os sete demais tiveram alta. O grupo Sal mineral foi que apresentou maior alta, de 25,24%. Esta elevação ocorreu, principalmente, devido à valorização dos preços de fosfatos.
Em seguida, estão os grupos Produção e compra de volumosos e mão-de-obra com aumento de 12% e 11,52% respectivamente. A alta verificada no grupo Produção e compra de volumosos foi influenciada pela variação nos preços dos insumos utilizados para produção de silagem, e no grupo Mão de obra devido, principalmente, a elevação do salário mínimo ocorrido no inicio do ano, que tem repercussão no custo do serviço de ordenha.
Os insumos que compõem o grupo Sanidade aumentaram 7,70%, o grupo Reprodução, teve alta de 3,83%, o grupo Concentrado, teve alta de 2,19% e o grupo Qualidade do leite, alta de 0,94%.
A elevação verificada no grupo Sanidade foi devido à variação no preço médio dos medicamentos e no grupo Reprodução, por variação no preço do sêmen. O grupo Concentrado, que representa mais da metade dos custos de produção, teve os preços dos principais insumos praticamente no mesmo patamar de janeiro de 2010, ou seja, apesar de oscilar durante o ano, em dezembro a alta acumulada foi de 2,19%, comparada com os preços praticados em janeiro do mesmo ano.
Tabela 1. Estrutura de ponderação do índice do ICPLeite/Embrapa e variações percentuais de dezembro/2010 em relação a novembro/2010 e o acumulado em 12 meses.

O Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) mede a variação no custo de manutenção de uma empresa de produção de leite localizada no Estado de Minas Gerais. A base, igual a 100, refere-se ao mês de abril de 2006.
O ICPLeite é divulgado mensalmente no boletim Panorama do leite on line, disponibilizado no site do Centro de Inteligência do Leite - CILeite. As informações estarão disponíveis a partir da 2ª quinzena de cada mês.
As informações são da Embrapa Gado de Leite, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Você já participou da pesquisa do Índice de Confiança da Produção de Leite (ICPL)? Clique aqui e saiba como funciona essa nova ferramenta elaborada pelo MilkPoint para auxiliar o setor.