ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE: volume captado no 1º semestre do ano tem expressiva alta

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/10/2010

2 MIN DE LEITURA

2
0
De acordo com os dados da Pesquisa Trimestral do Leite, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quinta-feira (30/09), a captação inspecionada de leite no primeiro semestre de 2010 foi de 10,143 bilhões de litros, mostrando um acréscimo de 9,93% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram captados 9,227 bilhões de litros. A captação do segundo trimestre de 2010 foi de 4,906 bilhões de litros, 14,2% acima do mesmo período em 2009 e 6,3% menor frente ao 1º trimestre de 2010.

"É preciso lembrar que a base de comparação era muito baixa - em 2009, a produção caiu quase 5% em relação a 2008. Essa recuperação da oferta de leite no primeiro semestre de 2010 ocorreu, principalmente, em razão dos bons preços pagos aos produtores e favorável relação de troca no início do ano. Essa recuperação na oferta, aliada possivelmente a significativos estoques de passagem de 2009 para 2010, ocasionou a queda antecipada nos preços do leite", explica Marcelo Pereira de Carvalho, coordenador do MilkPoint.

Segundo o coordenador do MilkPoint, o valor apontado pelo IBGE estava muito próximo do esperado: "em nossas simulações, achávamos que teríamos 9,6% de aumento, muito próximo dos 9,9% oficiais", diz ele. Desta maneira, o artigo "Uma tentativa de explicar o mercado em 2010" mostrou-se acertado.

Gráfico 1. Captação mensal de leite no Brasil.

Clique na imagem para ampliá-la.

Nos primeiros 6 meses do ano, o maior volume captado foi na região Sudeste, com total de 4,200 bilhões de litros, um acréscimo de 13,3% em relação a igual período de 2009. O maior estado produtor de leite do país, Minas Gerais, aumentou 14,6% sua captação frente ao mesmo período do ano passado, totalizando 2,797 bilhões de litros (66,6% da captação total da região Sudeste). O estado de São Paulo captou 13,3% a mais frente ao 1º semestre de 2009, somando 1,110 bilhão de litros.

Com variação positiva de 10,9% em relação ao 1º semestre do ano passado, a região Sul apresentou captação de 3,117 bilhões de litros, sendo os estados do Paraná e Santa Catarina os principais responsáveis por esse aumento na captação, altas de 23 e 9,2%, respectivamente. O maior volume captado na região foi no Rio Grande do Sul, 1,319 milhão de litros, 3,3% maior em relação ao 1º semestre de 2009.

Tabela 1. Captação de leite pelas indústrias por estado da federação e por regiões (em mil litros) e variação frente ao 1º semestre de 2009.



Comparado ao 1º semestre de 2009, a região Norte foi a única que apresentou queda na captação, de 1,3%, com total de 631,3 milhões de litros. Já o Nordeste registrou a maior alta dentre as regiões, com captação 15,8% superior que o 1º sem/09, com volume de 611 milhões de litros. As maiores altas na região foram observadas em Pernambuco (55%), Sergipe (29,7%) e Bahia (10,34%). A região Centro-Oeste, em relação ao mesmo período do ano passado, aumentou sua captação em 2,7%, totalizando 1,583 bilhão de litros. O estado de maior produção de leite na região Centro-Oeste, Goiás, apresentou alta de 2,5% na captação, totalizando 1,196 bilhão de litros, em igual período do ano anterior.

Vale lembrar que os dados da Pesquisa Trimestral do Leite representam a captação do laticínio de um determinado estado ou região, não representando a produção da região. Assim, se há entrada de leite cru de um estado para o outro, para ser processado em um laticínio nesse segundo estado, a estatística de captação é computada no estado que recebeu o leite.

Equipe MilkPoint, com informações do IBGE.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FABRICIO XAVIER BAIER

OURO PRETO DO OESTE - RONDÔNIA - ESTUDANTE

EM 02/10/2010

Gostaria de aproveita o momento parabenizar pelo excelente trabalho da equipe Milk Point, pelo belissimo trabalho desempenhado para o setor lacteo.
Tabem gostaria de saber se os caros amigos possuem informações sobre o mercado lacteo de Rondonia, pois to fazendo minha monografia sobre o estado e nao estou conseguindo dados.

Muito obrigado.

att, Fabricio Baier
FABRICIO XAVIER BAIER

OURO PRETO DO OESTE - RONDÔNIA - ESTUDANTE

EM 02/10/2010

É pelo que estamos presenciando o Brasil está firme e forte na produção de Leite, mostra o potencial do mesmo, vejo um grande avanço, pois varios produtores, autoridades e laticineos estao se comovendo e unindo - se para melhora a qualidade do Leite, sendo que a mesma so sera alcançada quando toda a cadeia se unir, vejo que ainda tem um longo caminho pela frente, mais estamos evoluindo isso e excelente.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures