IBGE: volume captado no 1º semestre do ano tem expressiva alta

De acordo com os dados da Pesquisa Trimestral do Leite, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quinta-feira (30/09), a captação inspecionada de leite no primeiro semestre de 2010 foi de 10,143 bilhões de litros, mostrando um acréscimo de 9,93% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram captados 9,227 bilhões de litros.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

De acordo com os dados da Pesquisa Trimestral do Leite, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quinta-feira (30/09), a captação inspecionada de leite no primeiro semestre de 2010 foi de 10,143 bilhões de litros, mostrando um acréscimo de 9,93% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram captados 9,227 bilhões de litros. A captação do segundo trimestre de 2010 foi de 4,906 bilhões de litros, 14,2% acima do mesmo período em 2009 e 6,3% menor frente ao 1º trimestre de 2010.

"É preciso lembrar que a base de comparação era muito baixa - em 2009, a produção caiu quase 5% em relação a 2008. Essa recuperação da oferta de leite no primeiro semestre de 2010 ocorreu, principalmente, em razão dos bons preços pagos aos produtores e favorável relação de troca no início do ano. Essa recuperação na oferta, aliada possivelmente a significativos estoques de passagem de 2009 para 2010, ocasionou a queda antecipada nos preços do leite", explica Marcelo Pereira de Carvalho, coordenador do MilkPoint.

Segundo o coordenador do MilkPoint, o valor apontado pelo IBGE estava muito próximo do esperado: "em nossas simulações, achávamos que teríamos 9,6% de aumento, muito próximo dos 9,9% oficiais", diz ele. Desta maneira, o artigo "Uma tentativa de explicar o mercado em 2010" mostrou-se acertado.

Gráfico 1. Captação mensal de leite no Brasil.

Figura 1
Clique na imagem para ampliá-la.

Nos primeiros 6 meses do ano, o maior volume captado foi na região Sudeste, com total de 4,200 bilhões de litros, um acréscimo de 13,3% em relação a igual período de 2009. O maior estado produtor de leite do país, Minas Gerais, aumentou 14,6% sua captação frente ao mesmo período do ano passado, totalizando 2,797 bilhões de litros (66,6% da captação total da região Sudeste). O estado de São Paulo captou 13,3% a mais frente ao 1º semestre de 2009, somando 1,110 bilhão de litros.

Com variação positiva de 10,9% em relação ao 1º semestre do ano passado, a região Sul apresentou captação de 3,117 bilhões de litros, sendo os estados do Paraná e Santa Catarina os principais responsáveis por esse aumento na captação, altas de 23 e 9,2%, respectivamente. O maior volume captado na região foi no Rio Grande do Sul, 1,319 milhão de litros, 3,3% maior em relação ao 1º semestre de 2009.

Tabela 1. Captação de leite pelas indústrias por estado da federação e por regiões (em mil litros) e variação frente ao 1º semestre de 2009.

Figura 2


Comparado ao 1º semestre de 2009, a região Norte foi a única que apresentou queda na captação, de 1,3%, com total de 631,3 milhões de litros. Já o Nordeste registrou a maior alta dentre as regiões, com captação 15,8% superior que o 1º sem/09, com volume de 611 milhões de litros. As maiores altas na região foram observadas em Pernambuco (55%), Sergipe (29,7%) e Bahia (10,34%). A região Centro-Oeste, em relação ao mesmo período do ano passado, aumentou sua captação em 2,7%, totalizando 1,583 bilhão de litros. O estado de maior produção de leite na região Centro-Oeste, Goiás, apresentou alta de 2,5% na captação, totalizando 1,196 bilhão de litros, em igual período do ano anterior.

Vale lembrar que os dados da Pesquisa Trimestral do Leite representam a captação do laticínio de um determinado estado ou região, não representando a produção da região. Assim, se há entrada de leite cru de um estado para o outro, para ser processado em um laticínio nesse segundo estado, a estatística de captação é computada no estado que recebeu o leite.

Equipe MilkPoint, com informações do IBGE.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fabricio Xavier Baier
FABRICIO XAVIER BAIER

OURO PRETO DO OESTE - RONDÔNIA - ESTUDANTE

EM 02/10/2010

Gostaria de aproveita o momento parabenizar pelo excelente trabalho da equipe Milk Point, pelo belissimo trabalho desempenhado para o setor lacteo.
Tabem gostaria de saber se os caros amigos possuem informações sobre o mercado lacteo de Rondonia, pois to fazendo minha monografia sobre o estado e nao estou conseguindo dados.

Muito obrigado.

att, Fabricio Baier
Fabricio Xavier Baier
FABRICIO XAVIER BAIER

OURO PRETO DO OESTE - RONDÔNIA - ESTUDANTE

EM 02/10/2010

É pelo que estamos presenciando o Brasil está firme e forte na produção de Leite, mostra o potencial do mesmo, vejo um grande avanço, pois varios produtores, autoridades e laticineos estao se comovendo e unindo - se para melhora a qualidade do Leite, sendo que a mesma so sera alcançada quando toda a cadeia se unir, vejo que ainda tem um longo caminho pela frente, mais estamos evoluindo isso e excelente.
Qual a sua dúvida hoje?