A empresa de tecnologia de informação, Hewlett-Packard, realizou um novo estudo propondo que os centros de processamento de dados computacionais funcionem com energia gerada através do esterco de vacas. O braço central de pesquisa da companhia, HP Labs, propôs que os centros de processamento de dados estejam localizados próximos a fazendas leiteiras para usar a energia renovável gerada da produção de dejetos.
O estudo sugeriu que um centro de dados de 1 megawatt, visto como de tamanho médio, pode ser abastecido por um equipamento de digestão anaeróbica usando esterco de 10 mil vacas leiteiras. A digestão anaeróbica gera biogás rico em metano e fertilizantes como subprodutos. O biogás pode, então, ser usado para gerar eletricidade.
A proposta do HP Labs sugere que o calor produzido pelos processadores de computadores dentro do centro de dados pode ser usado no equipamento de digestão anaeróbica que gera energia para o centro. A pesquisa afirma que as necessidades e desafios de ambas as partes dessa relação simbiótica devem ser ajustadas para criar um "ciclo de vida sustentável" usando tecnologia já disponível.
A HP disse que, em média, as vacas produzem esterco suficiente em um dia para gerar 3 quilowatts-hora de energia elétrica, suficiente para fornecer energia para TVs em três casas médias dos Estados Unidos por um dia. A companhia disse que os produtores de leite podem recuperar seus custos dentro dos primeiros dois anos usando o sistema de biogás com um centro de processamento de dados como parceiro e, então, ganhar cerca de US$ 2 milhões por ano vendendo eletricidade derivada de dejetos.
Cada vez mais potentes centros de dados computacionais estão sendo colocados próximos a seu fornecedor de energia para cortar os custos operacionais e proteger contra perdas da rede pública de energia. A HP disse que a disponibilidade de fazendas leiteiras nos Estados Unidos apresenta uma oportunidade para esse projeto.
Clique aqui para ver o diretor do Sustainable IT Ecosystem Lab at HP Labs, Chandrakant Patel, explicando como a produção de esterco de vacas nas fazendas leiteiras e a produção de calor dos data centers podem ser combinadas para criar uma operação econômica e ambientalmente sustentável.
As informações são do BrighterEnergy.org, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já fez sua indicação para o Prêmio Impacto? Clique aqui, indique e concorra a um iPod Touch.
HP propõe que vacas forneçam energia para data centers
A empresa de tecnologia de informação, <i>Hewlett-Packard</i>, realizou um novo estudo propondo que os centros de processamento de dados computacionais funcionem com energia gerada através do esterco de vacas. O estudo sugeriu que um centro de dados de 1 megawatt, visto como de tamanho médio, pode ser abastecido por um equipamento de digestão anaeróbica usando esterco de 10 mil vacas leiteiras.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.