Hélio Cabral JrHélio Cabral Jr, 42 anos, Cirurgião Dentista, formado pela Faculdade de Odontologia de Governador Valadares/MG. Filiado ao Sindicato dos Produtores Rurais de GV e ex-produtor rural. |
MKP: Breve descrição pessoal e profissional:
Clínico geral, tendo sempre atuado como profissional liberal em consultório próprio; no Sindicato Rural represento o mesmo nas áreas ambientais (CODEMA) e de saúde, além de outras; e sou moderador da área de forrageiras e pastagens de um site de agropecuária em língua espanhola. A saída da atividade pecuária deve-se a questões de saúde na família.
MKP: Quais são as principais dificuldades que você vê na atividade?
Como principais dificuldades na atividade, vejo o "gap" que existe entre a geração de tecnologia e conhecimento e a efetiva chegada destas ao produtor. Mas talvez a questão mais grave seja a falta de politização dos produtores, que faz com que a classe não atue em bloco na defesa de seus interesses e permite que outros elos da cadeia produtiva usurpem seus direitos, alijando o produtor de qualquer instância decisória nos rumos da atividade.
Assim, procuro repassar aos companheiros o muito que aprendi com outros parceiros e ao longo de alguns anos de estudo, além da prática na propriedade.
MKP: O que está melhorando no setor?
A tomada de consciência por parte dos produtores que gestão eficiente é o caminho para o sucesso.
MKP: O que acha que falta no setor?
Fazer a enorme quantidade de informação já gerada pelas diferentes instituições de ensino e pesquisa chegarem ao destino final, o produtor.
MKP: Qual personalidade admira no setor?
O Produtor Rural, que com todas as adversidades constroi e compõe o setor Agropecuário, que dá base e sustentação a este país.
MKP: Qual empresa admira no setor?
Sem sombra de dúvidas aquela que é referência mundial em agropecuária tropical, a EMBRAPA.
MKP: Dica de sucesso ou frase preferida
Esta frase eu ouvi de um pequeno pecuarista de leite do norte de Minas e acho que define bem o caminho para todos os produtores: "Antigamente, o mundo era dos espertos; hoje, é dos organizados!" - Uma menção à importância do associativismo para alcançar objetivos comuns.
MKP: Quais os serviços do MilkPoint você utiliza mais?
Os fóruns de discussão, o espaço aberto, os cursos e a newsletter.
MKP: Como o MilkPoint lhe auxilia no dia-a-dia?
Trazendo informação de qualidade das mais diversas maneiras (cursos, artigos, notícias, etc) e permitindo a troca de experiências com companheiros dos mais diversos locais do país e do mundo.
