Cervejas e queijos também podem formar um casal perfeito

Engana-se quem pensa que o casamento perfeito só ocorre entre queijos e vinhos. A união do petisco com a cerveja pode causar sensações inimagináveis. Quem apresentou este 'novo' matrimônio foi a sommelier de cervejas, Juliana Pacheco, na noite da última segunda-feira (27/08), em workshop na Leiteria Sindilat.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 4

Engana-se quem pensa que o casamento perfeito só ocorre entre queijos e vinhos. A união do petisco com a cerveja pode causar sensações inimagináveis. Quem apresentou este 'novo' matrimônio foi a sommelier de cervejas, Juliana Pacheco, na noite da última segunda-feira (27/08), em workshop na Leiteria Sindilat.

A cerveja ajuda a “limpar” a gordura do queijo, tornando a degustação mais prazerosa e, consequentemente, o consumo mais prolongado.

Na ocasião, ela explicou que o objetivo de fazer a harmonização é realçar o sabor de ambas. “O sabor dos queijos e das cervejas tem que ser muito melhor quando estão juntos. A ideia é criar uma terceira experiência”, afirma a também empresária, ressaltando que o queijo é uma opção versátil e saborosa para se utilizar nesta prática.

Continua depois da publicidade

Para Juliana, a harmonização só cumpre o seu papel quando os dois sabores se complementam e estimulam o paladar por mais tempo. A cerveja ajuda a “limpar” a gordura do queijo, tornando a degustação mais prazerosa e, consequentemente, o consumo mais prolongado.

Continua depois da publicidade

A primeira união indicada por ela foi a do queijo provolone com a Imperial Irish Red Ale. Ambos possuem notas de defumação, o que estimula ainda mais a harmonização. Além disso, o malte caramelado da bebida acrescenta um toque adocicado à mistura. A segunda opção foi a degustação do queijo tipo Grana Padani com a South American Ipa. O amargor desta cerveja ajuda a atenuar o salgado do aperitivo. A terceira combinação foi a do queijo gorgonzola com a Dark Strong Ale. O sabor forte e alcoólico, mas doce da cerveja, desperta uma sensação ambígua com o salgado do alimento.

harmonização de queijos com cervejas

harmonização de queijos com cervejas

O Workshop de Harmonização entre Queijos e Cervejas foi mais uma das atividades realizadas na Leiteria Sindilat durante a Expointer, em Esteio/RS.  O evento foi  organizado pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios (Sindilat), em parceria com o bar de cervejas especiais Infiel. O próximo curso irá ocorrer na próxima quarta-feira (29/8), na Leiteria.  

As informações são da Assessoria de Imprensa da Expointer.

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 4

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

marcio roberto de macedo oliveira
MARCIO ROBERTO DE MACEDO OLIVEIRA

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 29/08/2018

Muito bom o texto. Em um país tão grande e com consumo ainda pequeno, se comparado a outros países, penso eu, que o foco das empresas teria que ser em estímulo para aumentar o consumo. Tanto de leite, quanto dos derivados.
NELIO RAMOS
NELIO RAMOS

GOIÂNIA - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 29/08/2018

Senhores,

Excelente matéria, mas eu pergunto: só no RS isto irá ocorrer ? Concordo que foi uma ótima idéia para o Evento da Expointer mas porque não adota-la para outras partes deste imenso país? Atualmente possuimos produções de queijos excelentes e também cervejas industriais e artesanais por todo o país! Porque não promover encontros e palestras com degustação? Caso o MilkPoint se interesse, podemos tratar a respeito!
Sds,
Nélio Ramos
Qual a sua dúvida hoje?