Nos seis primeiros meses do ano, a empresa apresentou lucro de 3,04 bilhões de euros, valor 2,3% inferior ao lucro de 3,11 bilhões de euros apurado entre janeiro e junho de 2017. Já a receita caiu 5% no primeiro semestre de 2018, totalizando 26,3 bilhões de euros.
A paralisação dos caminhoneiros no Brasil é uma das razões apontadas pela companhia para a desaceleração dos resultados, conforme divulgado pela Unilever em seu relatório de resultados. “De maneira geral, as condições dos mercados permaneceram desafiadoras no primeiro semestre”, afirma a companhia em um dos trechos. “A greve dos caminhoneiros no Brasil representou um contratempo significativo no segundo trimestre, que esperamos que seja parcialmente revertido na segunda metade do ano”, informa a Unilever em comunicado. A queda nos preços dos produtos na Europa e na América do Norte também influenciaram a desaceleração.
Todas as divisões da companhia registraram aumento na demanda nos seis primeiros meses deste ano. Em produtos para casa, unidade que inclui o lava-roupas Omo, o crescimento foi de 3,5% nas vendas. Na divisão de itens de beleza e cuidados pessoais, a alta foi de 2,7%. Já em alimentos e bebidas, o crescimento foi apurado em 1,8%.
As informações são do jornal Valor Econômico.