A processadora de lácteos sueco-dinamarquesa Arla Foods revelou seus planos de economizar pelo menos 67 milhões de euros (US$ 87,99 milhões) nos próximos 18 meses e disse que o sucesso depende da habilidade de reduzir os custos de produção, considerando a forte competição com os varejistas.
Citando o progresso em seu plano chamado "Strategy 2015", em seu relatório anual de 2011, a Arla disse que cumpriu algumas metas, mas que ainda há um "amplo espaço para melhorias e a necessidade de esforços especiais" para alcançar mais metas. A companhia disse que precisava tomar essa medida para estabelecer uma posição competitiva em termos de custo, uma vez que "o plano de crescimento demanda controle de custos" e disse que identificaria áreas para economizar e começaria a fazer mudanças nesse ano, baseadas na "excelência operacional, aquisições e simplificações".
Os estabelecimentos de varejo da Europa impulsionaram agressivamente produtos de marcas próprias e com desconto no setor de lácteos em 2011, disse a Arla, acrescentando que "com os produtos lácteos sendo uma commodity sensível ao preço, o sucesso de companhias de lácteos nesse ambiente depende bastante da capacidade de reduzir os custos de produção".
"Na Europa e nos Estados Unidos, os consumidores mostraram maiores sensibilidades aos preços durante 2011. Nesse contexto, os varejistas são os principais competidores, muitos tendo lançado seus próprios produtos lácteos, oferecidos principalmente no segmento de preços baixos".
Em 2012, a Arla disse que pretendia acelerar a inovação - aumentando o crescimento do volume de seu negócio de marcas usando sua base de custos existente - e aproveitar a campanha "Closer to Nature" (Próximo à Natureza), para alavancar a aceitação dos consumidores.
Reportando o progresso nas metas do "Strategy 2015", estabelecido em 2008, a Arla disse que já progrediu em metas essenciais, que incluía o fortalecimento de sua presença no mercado alemão.
A Arla disse que sua meta de ser a "melhor companhia de lácteos do Norte da Europa e do Reino Unido" até 2015 foi fortalecida por sua fusão com a Hansa-Milch, na Alemanha, pela aquisição da Allgäuland-Käsereien, por sua fusão com a Milko (terceira maior companhia de lácteos da Suécia) em outubro e pela construção de uma "super-processadora de lácteos" no Reino Unido.
O diretor executivo da Arla, Peter Tuborgh disse que a Arla espera que a demanda global por produtos lácteos cresça em 2,4% por ano nos próximos cinco anos, com o crescimento principalmente direcionado por China, Rússia, Oriente Médio e África do Norte, devido à menor demanda de curto prazo dentro dos mercados maduros afetados pela recessão da União Europeia (UE).
Entre 2011 e 2020, as regiões em desenvolvimento deverão mostrar crescimento geral no consumo de cerca de 30%, com os lácteos ganhando uma participação disso, disse ele.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e resumida pela Equipe MilkPoint.
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Grandes redes varejistas são "principais competidores", diz Arla
A processadora de lácteos sueco-dinamarquesa Arla Foods revelou seus planos de economizar pelo menos 67 milhões de euros (US$ 87,99 milhões) nos próximos 18 meses e disse que o sucesso depende da habilidade de reduzir os custos de produção, considerando a forte competição com os varejistas.
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