Grande rede de supermercados adota o Selo da Agricultura Familiar em marcas próprias

Os produtos da agricultura familiar mais uma vez ganham reconhecimento nacional. Ao longo de 2012, as gôndolas de todos os supermercados do Grupo Pão de Açúcar espalhados pelo país vão ofertar aos consumidores quatro tipos de produtos de marcas próprias com o Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf) em suas embalagens.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Os produtos da agricultura familiar mais uma vez ganham reconhecimento nacional. Ao longo de 2012, as gôndolas de todos os supermercados do Grupo Pão de Açúcar espalhados pelo país vão ofertar aos consumidores quatro tipos de produtos de marcas próprias com o Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf) em suas embalagens.

A permissão concedida na última semana pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA) é parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2011 entre o MDA, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Grupo Pão de Açúcar no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo do acordo é ampliar a oferta de produtos da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais nos mercados privados e na rede varejista.

O diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos, ressalta que existem muitas vantagens para o consumidor que adquire um produto com o selo. "O consumidor vai poder identificar a origem do produto, vai saber que por trás desse produto tem o trabalho de uma família do campo. Essa informação é importante quando ele escolher o que comprar. Essa ação está dentro da estratégia do MDA de fortalecer a identidade social da agricultura familiar perante os consumidores e divulgar a presença significativa da agricultura familiar no mercado", destaca Campos.

Para o diretor de Relações Corporativas e Responsabilidade Socioambiental do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Pompilio, a identificação por meio do selo vai valorizar os produtos do setor. "Vamos disponibilizar para o consumidor algo extremamente diferenciado, com qualidade. O selo reforça todo o histórico dos produtos com origem na agricultura familiar brasileira", destaca o diretor.

Criado em 2009 pelo MDA, o Sipaf identifica os produtos de origem majoritária da agricultura familiar, o que amplia a visibilidade de empresas e de empreendimentos que promovem a inclusão econômica e social dos agricultores familiares e geram mais empregos e renda no campo. Atualmente, 380 permissões foram concedidas para uso do selo em todo o Brasil, beneficiando 128 cooperativas e associações e 22 empresas que, juntas, representam mais de 75 mil agricultores familiares. São 3206 produtos certificados, como doces, geleias, leite, requeijão, queijo, castanhas, barra de cereais, mel entre outros.

O uso do Sipaf é de caráter voluntário e representa um sinal identificador de produtos, cujo objetivo é fortalecer a identidade social da agricultura familiar perante os consumidores, e informar e divulgar a presença significativa da agricultura familiar nos produtos.

A matéria é do MDA, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Antonio Bovolento Jr.
ANTONIO BOVOLENTO JR.

SOROCABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/02/2012

O Marcos Jank, quando era presidente do ICONE, já dizia que o Brasil é pródigo em produzir falsas dicotomias como a da agricultura familiar versus o agronegócio. Chamava inclusive de esquizofrênica a estrutura ministerial, com um ministério cuidando de mecanismos de política agrícola e outro de reforma agrária e de agricultura familiar.

O que é um produto da agricultura familiar? Se o Blairo Maggi puser seu filho para produzir soja ele pode receber esse selo? Será que nenhum agricultor "familiar" tem vontade de ser exportador?
Natalino Rasquinho - Zootecnista UNEAL
NATALINO RASQUINHO - ZOOTECNISTA UNEAL

NOVA ODESSA - SÃO PAULO

EM 08/02/2012

Parabéns ao MDA, Pão de Açúcar e todas as empresas que estão adotando esta iniciativa que sem dúvidas fortalece o setor rural e o desenvolvimento sustentável. Vamos divulgar!!!
Qual a sua dúvida hoje?