ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo de Minas libera recursos para a pesquisa na área de queijos artesanais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/05/2018

2 MIN DE LEITURA

1
1

O Governo de Minas Gerais liberou recursos no valor de aproximadamente R$ 1 milhão para projetos de pesquisa na área de queijos artesanais. A ação é resultado da articulação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), após identificar junto aos produtores rurais a necessidade de informações científicas quanta à segurança sanitária e à caracterização dos queijos mineiros. Os recursos foram liberados por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O objetivo da iniciativa é financiar propostas de pesquisa que contribuam para promover a sustentabilidade e a melhoria da qualidade em toda a cadeia do queijo artesanal. Foram aprovados 12 projetos pelas Câmaras de Assessoramento da Fundação, num total de 45 projetos inscritos.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Amarildo Kalil, o investimento em pesquisas é uma demanda antiga do setor identificada pelos técnicos, fiscais, extensionistas e os próprios produtores. “O queijo artesanal é um produto reconhecido como parte cultural e tradição dos mineiros. A sua produção também tem um peso significativo na geração de emprego e renda das famílias e é uma atividade presente em todas as regiões do estado. Ainda assim, existe uma demanda reprimida de questões do processo de produção que necessitam de comprovação científica, sempre visando à melhoria da qualidade e da segurança para o consumidor”, afirma.

Alguns dos temas dos projetos aprovados foram:

  • "Caracterização dos fungos dos Queijos Minas Artesanais da região da Canastra”;
  • “Uso de sistema alagado construído para tratar efluente gerado em queijaria artesanal”;
  • Elaboração e implementação de sistema de rastreabilidade e gestão da informação em queijos artesanais mineiros”;
  • “Caracterização físico-química e microbiológica dos queijo artesanais da região do Campo das Vertentes e dos queijos de ovelha produzido em Itapecerica em diferentes períodos de maturação”.

Os responsáveis pelos trabalhos selecionados fazem parte do corpo de pesquisa da Embrapa/Gado de Leite (Juiz de Fora); Epamig, UFMG; Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Governo de Minas libera recursos para a pesquisa na área de queijos artesanais

Simpósio Queijos Artesanais

Nos dias 17 e 18 de maio, será realizado, no auditório do BDMG, em Belo Horizonte, o 3º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil – Origem, Tradição e Valorização. O evento é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e seus órgãos vinculados (Emater-MG, Epamig e o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA), pela Faemg, Sebrae e o Iandê, que é uma cooperativa de trabalho com os pequenos produtores. O objetivo do simpósio é promover um ambiente de troca de informações entre produtores, pesquisadores, técnicos e todos os envolvidos na cadeia produtiva dos queijos artesanais.

Governo de Minas libera recursos para a pesquisa na área de queijos artesanais

As informações são da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais – Assessoria de Comunicação Social. 

trofeu agroleite 2018

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANDRE FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA

JUNDIAÍ - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/05/2018

O ponto principal para valorizarmos o queijo artesanal é garantir que seja produzido de forma segura e que garanta a ausência de patogênicos.

Mesmo na Europa, que é a casa do queijo artesanal, o risco de se consumir queijos artesanais é pelo manos vezes maior que o consumo de um queijo industrializado.

Para um alimento ter valor real é preciso que tenha qualidades reais e não apenas paixão e apelo sentimental, como se pelo simples fato de um produto ser artesanal, isto já garantisse a inocuidade dos produtos. É preciso mais ciência e trabalho efetivo para garantirmos a reputação de nossos queijos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures