Nesta semana, a fábrica do leite Godam, em Sapucaia, no Centro-Sul fluminense, foi fechada por adicionar água ao leite. Análises da Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento feitas em dois lotes do leite UHT Integral Godam constaram que havia adição de 44% de água em cada caixa. Além disso, os lotes analisados foram vendidos com taxa de gordura de 0,26%, quando o índice mínimo exigido para o leite integral é de 3%. Outra irregularidade encontrada pela análise da secretaria é que o leite da companhia vendido como desnatado era comercializado como integral.
A empresa produtora do leite, a Godiva Alimentos Ltda, foi multada e o responsável indiciado por crime contra a relação de consumo, cuja pena prevista é de dois a seis anos de prisão.
Confira o comunicado da Godam na íntegra:
"No último dia 6 de junho, a unidade de Sapucaia (RJ) da GODIVA ALIMENTOS, uma de nossas fábricas que produz exclusivamente leite longa vida da marca GODAM, foi arbitrariamente fechada pelas autoridades estaduais, devido a supostas irregularidades encontradas no leite longa vida INTEGRAL lotes J82 fabricado em 05/04/2018 e P91 fabricado em 06/04/2018.
Foi uma atitude desproporcional e apressada, que não aguardou o desenrolar do processo e a apresentação da contraprova. Em seus 18 anos de existência, a GODIVA ALIMENTOS sempre primou pela qualidade de seus produtos e pelo cuidado na escolha de seus fornecedores e, principalmente, em seu processo fabril. Em nossas fábricas são realizadas análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de última geração. A empresa adota normas de fabricação específicas para cada produto, atendendo a rigorosos critérios de higiene industrial e dos colaboradores ligados ao processo de produção. Nosso SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) rastreia desde a recepção da matéria-prima até a expedição do produto acabado. A GODIVA ALIMENTOS está tomando todas as medidas cabíveis para preservar seus direitos e manter intacta sua reputação, construída durante esses 18 anos. A empresa continua operando e atendendo todos os pedidos normalmente por meio da unidade de Minas Gerais, com a qualidade de sempre. Esperamos continuar a contar com sua habitual confiança e parceria, e estamos à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários".