GO: recuo na entressafra pode ser creditado ao UHT

Os produtores de leite de Goiás estão insatisfeitos com o valor pago pelo litro do produto. Com base em anos anteriores, a expectativa era que o valor pago pelos laticínios e cooperativas subisse durante a entressafra. Mas surgiu uma situação atípica: o preço do leite está em queda. Essa queda no leite pode ser creditada às mudanças no mercado do leite longa vida no primeiro semestre.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Os produtores de leite de Goiás estão insatisfeitos com o valor pago pelo litro do produto. Com base em anos anteriores, a expectativa era que o valor pago pelos laticínios e cooperativas subisse durante a entressafra. Mas surgiu uma situação atípica: o preço do leite está em queda.

Leandro César, produtor da região de Piracanjuba/GO, investiu 50 mil reais numa máquina que resfria leite, e agora está com dificuldades para pagar a compra. "Apesar do volume e da qualidade do leite que nós produzimos nas propriedades, hoje nós estamos conseguindo no máximo empatar os preços de produção", diz o produtor rural.

Em Goiás o valor médio atual está em torno de 70 centavos, uma queda de 7% em relação ao mês anterior. É uma situação adversa para o produtor: receber menos numa época que é preciso gastar mais com a alimentação do gado, sem pasto por causa do período de seca. Só na fazenda, o Leandro gastou mais de cem mil reais com silagem para garantir a média de produção de leite por pelo menos seis meses.

Essa queda no leite pode ser creditada às mudanças no mercado do leite longa vida no primeiro semestre. É o que explica, o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Rodrigo Alvim. "O que a gente percebe é que todo o movimento que há no mercado doméstico, no mercado do leite, o preço ao produtor acompanha. Este ano, quando o preço do UHT chegou a R$ 2,12 no atacado, os preços recuaram, houve uma queda no consumo, na demanda por produtos longa vida, e com isso houve um estoque de leite longa vida, que foi desovado no mercado no início de maio e que então trouxe os preços para baixo", declara Alvim.

As informações são do Globo Rural, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já escolheu entre os 5 indicados à 2ª fase do Prêmio Impacto? Clique aqui, escolha e concorra a um iPod Touch.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Helio divino silva
HELIO DIVINO SILVA

RIO VERDE - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/08/2010

ATE QUANDO NOS PRODUTORES VAMOS TRABALHAR NO VERMELHO SO VIVEMOS DE ESPERANÇA SENDO QUE O LEITE ESTA EN TUDO E NAO TEMOS NENHUM ISENTIVO PRA PRODUZIR
Isabelle Cristine
ISABELLE CRISTINE

GOIÂNIA - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 02/08/2010

Realmente os preços pagos ao produtor está um absurdo.
Imagino que deveria ter mais união da parte dos produtores.
Produtor unido tem mais força.
Qual a sua dúvida hoje?