Os produtores de leite de Goiás estão insatisfeitos com o valor pago pelo litro do produto. Com base em anos anteriores, a expectativa era que o valor pago pelos laticínios e cooperativas subisse durante a entressafra. Mas surgiu uma situação atípica: o preço do leite está em queda.
Leandro César, produtor da região de Piracanjuba/GO, investiu 50 mil reais numa máquina que resfria leite, e agora está com dificuldades para pagar a compra. "Apesar do volume e da qualidade do leite que nós produzimos nas propriedades, hoje nós estamos conseguindo no máximo empatar os preços de produção", diz o produtor rural.
Em Goiás o valor médio atual está em torno de 70 centavos, uma queda de 7% em relação ao mês anterior. É uma situação adversa para o produtor: receber menos numa época que é preciso gastar mais com a alimentação do gado, sem pasto por causa do período de seca. Só na fazenda, o Leandro gastou mais de cem mil reais com silagem para garantir a média de produção de leite por pelo menos seis meses.
Essa queda no leite pode ser creditada às mudanças no mercado do leite longa vida no primeiro semestre. É o que explica, o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Rodrigo Alvim. "O que a gente percebe é que todo o movimento que há no mercado doméstico, no mercado do leite, o preço ao produtor acompanha. Este ano, quando o preço do UHT chegou a R$ 2,12 no atacado, os preços recuaram, houve uma queda no consumo, na demanda por produtos longa vida, e com isso houve um estoque de leite longa vida, que foi desovado no mercado no início de maio e que então trouxe os preços para baixo", declara Alvim.
As informações são do Globo Rural, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já escolheu entre os 5 indicados à 2ª fase do Prêmio Impacto? Clique aqui, escolha e concorra a um iPod Touch.
GO: recuo na entressafra pode ser creditado ao UHT
Os produtores de leite de Goiás estão insatisfeitos com o valor pago pelo litro do produto. Com base em anos anteriores, a expectativa era que o valor pago pelos laticínios e cooperativas subisse durante a entressafra. Mas surgiu uma situação atípica: o preço do leite está em queda. Essa queda no leite pode ser creditada às mudanças no mercado do leite longa vida no primeiro semestre.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
HELIO DIVINO SILVA
RIO VERDE - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 05/08/2010
ATE QUANDO NOS PRODUTORES VAMOS TRABALHAR NO VERMELHO SO VIVEMOS DE ESPERANÇA SENDO QUE O LEITE ESTA EN TUDO E NAO TEMOS NENHUM ISENTIVO PRA PRODUZIR

ISABELLE CRISTINE
GOIÂNIA - GOIÁS - ESTUDANTE
EM 02/08/2010
Realmente os preços pagos ao produtor está um absurdo.
Imagino que deveria ter mais união da parte dos produtores.
Produtor unido tem mais força.
Imagino que deveria ter mais união da parte dos produtores.
Produtor unido tem mais força.