GO: Ourolac aposta no "food service"

Criada há seis anos com foco na produção de queijos industriais, a goiana Ourolac viveu, como muitas empresas brasileiras em tempos recentes, momentos de grande otimismo seguidos por dificuldades financeiras. Passados os momentos mais difíceis, a Ourolac está preparada para voltar a crescer. O segmento de preparados para sorvete é a principal aposta da Ourolac diante do potencial de crescimento do consumo de sorvete no país.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Criada há seis anos com foco na produção de queijos industriais, a goiana Ourolac viveu, como muitas empresas brasileiras em tempos recentes, momentos de grande otimismo seguidos por dificuldades financeiras. No começo de 2008, o laticínio decidiu ampliar sua área de atuação e investiu R$ 40 milhões numa fábrica, no mesmo complexo industrial, em Ouroana, distrito de Rio Verde-GO, para produzir itens à base de lácteos destinados ao "food service".

No planejamento do laticínio goiano, a maior parte desse investimento - R$ 30 milhões - viria de um fundo de investimentos americano. No entanto, com a crise no fim de 2008, os recursos não vieram. Sem o aporte, a Ourolac ficou sem capital para pagar os investimentos e os fornecedores e teve de pedir recuperação judicial no fim de 2008. Os credores da Ourolac aprovaram o plano em agosto deste ano e aceitaram um deságio de 60% nas dívidas sujeitas à recuperação judicial. Pelo acordo, o saldo da dívida será pago no prazo médio de pagamento de 132 meses.

Para Geraldo Magela Camargo de Mello, diretor presidente da Ourolac, além da redução do endividamento, a recuperação judicial contribuiu para a melhoria na gestão administrativa e financeira da empresa e para a revisão das políticas de controles internos. Afora isso, a empresa conseguiu a formalização de um financiamento fiscal de aproximadamente R$ 400 milhões dentro do Programa Produzir, do governo goiano.

Depois do pedido de recuperação judicial, a Ourolac suspendeu a operação de queijos industriais, mas manteve a produção na nova unidade, que fabrica molhos e preparados para sorvetes, ambos à base de leite, em embalagens UHT flexíveis, para o food service. De acordo com o diretor-presidente da Ourolac, o principal cliente da companhia atualmente é a rede de fast-food Bob's. O laticínio goiano fornece à rede preparados para sorvete. Outro cliente importante é a KFC.

Passados os momentos mais difíceis, a Ourolac está preparada para voltar a crescer, diz Mello. De acordo com ele, a empresa já tem uma linha de crédito disponível para investimento. O segmento de preparados para sorvete é a principal aposta da Ourolac diante do potencial de crescimento do consumo de sorvete no país. Mas a companhia também planeja adaptar a planta de queijos industriais, hoje parada. Esses queijos são fornecidos para outras empresas que os processam. O plano da Ourolac é adequar a planta para que possa vender o queijo já processado a partir do primeiro semestre de 2012.

Este ano, a empresa deve fechar com faturamento de R$ 50 milhões, mas a projeção é alcançar R$ 80 milhões a R$ 100 milhões em 2011 com novos contratos para o fornecimento, em negociação atualmente. Mello não divulga o nome dos clientes. Apesar das dificuldades enfrentadas, o empresário afirma que o objetivo "é superar momento sem vender participação". Segundo ele, uma alternativa é buscar "sinergias com alguma outra empresa do setor".

A matéria é de Alda do Amaral Rocha, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.


Você já respondeu a Pesquisa sobre Associação de Produtores? Colabore auxiliando o MilkPoint a melhor compreender as atuais demandas dos produtores de leite em relação à atuação das entidades de classe, clicando aqui.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?