GO: APL quer chegar a 400 milhões de litros em 10 anos

Atualmente, o APL reúne 19 municípios goianos e cerca de 5 mil produtores. São produzidos mais de duzentos milhões de litros de leite por ano. A intenção é dobrar essa capacidade em 10 anos. "Queremos sair de um sistema de baixa capacidade para um de alta competência e desenvolvimento", explica Rodrigo Medeiros, representante do projeto.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Para discutir os problemas do setor leiteiro goiano, o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio Camilo de Lima, recebeu ontem (3) os representantes do Arranjo Produtivo Lácteo - APL, Benedito Cardoso e Rodrigo Medeiros. Eles foram pedir o apoio da secretaria para acordos de colaboração e agilidade aos processos. É que Goiás tem potencial para dobrar a produção anual de leite e uma das dificuldades para este crescimento está na falta de mão de obra especializada no campo.

Segundo Benedito Cardoso, o APL está em fase de desenvolvimento; um laticínio escola, laboratório e fazenda estão quase prontos. "Falta apenas uma interlocução da direção das entidades para que funcionem plenamente", disse o gestor. Atualmente, o APL reúne 19 municípios goianos e cerca de 5 mil produtores. São produzidos mais de duzentos milhões de litros de leite por ano. A intenção é dobrar essa capacidade em 10 anos, para 400 milhões de litros. "Queremos sair de um sistema de baixa capacidade para um de alta competência e desenvolvimento", explica Rodrigo Medeiros. Formado em 2004, o APL já conseguiu elevar o crescimento da produção para acima da médias dos municípios goianos.

Os representantes do APL são enfáticos ao defender ações de desenvolvimento da cadeia do leite. "Com a pecuária leiteira, o pequeno produtor tem retorno mensal do investimento, ao contrário da agricultura, onde a produção é muitas vezes apenas anual". Benedito conta que não preciso ter uma grande área: "A maioria dos integrantes do APL é de pequenos produtores.

No próximo dia 24, São Luiz de Montes Belos vai sediar o 5º Fórum do APL. Os interessados em participar poderão ver a produção na prática e compartilhar experiências de pecuaristas que estão obtendo lucro com o leite.

As informações são da Agência Goiana, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já participou da pesquisa do Índice de Confiança da Produção de Leite (ICPL)? Clique aqui e saiba como funciona essa nova ferramenta elaborada pelo MilkPoint para auxiliar o setor.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Antônio Carlos de Souza Lima Jr.
ANTÔNIO CARLOS DE SOUZA LIMA JR.

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/02/2011

Parabéns Dr Benedito Cardoso e prof. Rodrigo Medeiros pela determinação na liderança deste grande programa, que já que já viabilizou muitas conquistas para os diversos players do setor e ainda proporcionará muitos e bons frutos para o desenvolvimento da socioeconomia regional.
Como conheço muito bem o Secretário da Agricultura do estado de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima estou muito otimista quanto a participação ativa deste governo no APL Lácteo da região Oeste de Goiás.
Seremos sem dúvida uma referência para o país para o setor leiteiro nacional.
Antônio Carlos de Souza Lima Júnior
leonardo oliveira azevedo
LEONARDO OLIVEIRA AZEVEDO

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 07/02/2011

Fui estudante do curso de Tecnologa em Laticínios pela UEG em São Luís de Montes belos durante os anos de 2008 até 2010, posso ressaltar com segurança que o APL lácteo foi o principal responsável pelo crescimento da produtividade láctea da região, mas para esse crescimento ganhar ainda mais força e qualidade se faz necessário a ativação destes para facilitar pesquisas e buscar mais desenvolvimento no setor, além de capacitar profissionais, os quais se encontram em ambundância na região.
Paulo Moreira - Núcleo Regional Norte da Embrapa Gado e Leite
PAULO MOREIRA - NÚCLEO REGIONAL NORTE DA EMBRAPA GADO E LEITE

PORTO VELHO - RONDÔNIA - PESQUISA/ENSINO

EM 04/02/2011

Parabéns Benedito Cardoso pela dedicação a esse projeto. Infelizmente não pude participar do esforço para constituir o APL - SLMB, em 2004 quando da minha passagem por Goiás através do Núcleo Regional Centro-Oeste da Embrapa Gado de Leite.
Qual a sua dúvida hoje?