GO: APL quer chegar a 400 milhões de litros em 10 anos
Atualmente, o APL reúne 19 municípios goianos e cerca de 5 mil produtores. São produzidos mais de duzentos milhões de litros de leite por ano. A intenção é dobrar essa capacidade em 10 anos. "Queremos sair de um sistema de baixa capacidade para um de alta competência e desenvolvimento", explica Rodrigo Medeiros, representante do projeto.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo Benedito Cardoso, o APL está em fase de desenvolvimento; um laticínio escola, laboratório e fazenda estão quase prontos. "Falta apenas uma interlocução da direção das entidades para que funcionem plenamente", disse o gestor. Atualmente, o APL reúne 19 municípios goianos e cerca de 5 mil produtores. São produzidos mais de duzentos milhões de litros de leite por ano. A intenção é dobrar essa capacidade em 10 anos, para 400 milhões de litros. "Queremos sair de um sistema de baixa capacidade para um de alta competência e desenvolvimento", explica Rodrigo Medeiros. Formado em 2004, o APL já conseguiu elevar o crescimento da produção para acima da médias dos municípios goianos.
Os representantes do APL são enfáticos ao defender ações de desenvolvimento da cadeia do leite. "Com a pecuária leiteira, o pequeno produtor tem retorno mensal do investimento, ao contrário da agricultura, onde a produção é muitas vezes apenas anual". Benedito conta que não preciso ter uma grande área: "A maioria dos integrantes do APL é de pequenos produtores.
No próximo dia 24, São Luiz de Montes Belos vai sediar o 5º Fórum do APL. Os interessados em participar poderão ver a produção na prática e compartilhar experiências de pecuaristas que estão obtendo lucro com o leite.
As informações são da Agência Goiana, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já participou da pesquisa do Índice de Confiança da Produção de Leite (ICPL)? Clique aqui e saiba como funciona essa nova ferramenta elaborada pelo MilkPoint para auxiliar o setor.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 09/02/2011
Como conheço muito bem o Secretário da Agricultura do estado de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima estou muito otimista quanto a participação ativa deste governo no APL Lácteo da região Oeste de Goiás.
Seremos sem dúvida uma referência para o país para o setor leiteiro nacional.
Antônio Carlos de Souza Lima Júnior

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS - GOIÁS - ESTUDANTE
EM 07/02/2011

PORTO VELHO - RONDÔNIA - PESQUISA/ENSINO
EM 04/02/2011