O Global Dairy 500, que ocorreu do dia 1 a 4 de Novembro, em Lexington, KY, nos Estados Unidos, foi elaborado para identificar tendências futuras na produção de leite e nutrição animal, bem como atender necessidades presentes da cadeia. O programa é destinado para produtores e agentes do setor que têm interesse em aprimorar seus negócios através de desenvolvimento tecnológico.
Nessa terceira edição - a primeira ocorreu em 2008 - o tema foi "Sustentabilidade em um mundo de mudanças", mas além do tema central também foram debatidos os seguintes tópicos: mídias sociais aplicadas a agricultores, futuro da formulação de ração, manejo de risco, mercado internacional de lácteos e mais. Nesse artigo mostratei um pouco do que foi abordado sobre Mídias Sociais, um dos temas de maior destaque no evento.
Mídias Sociais - "Nós temos uma ótima história para contar"
A apresentação sobre mídias sociais foi uma das que mais chamou atenção durante todo o evento, possivelmente por se tratar de um tema novo, pela palestra ter sido bastante visual, ou como o palestrante Billy Frey, Diretor de Relações Pública da Alltech América do Norte, colocou: "Mídia social é a maior revolução desde a revolução industrial".
Vídeo 1. Revolução das Mídias Sociais 2 - legendado (Social Media Revolution 2 - Duração aproximada de 05 minutos).
O vídeo introdutório da palestra relata o poder desse novo veículo de comunicação, as mídias sociais, da velocidade de crescimento desse fenômeno e sobre como as notícias ou informações atualmente são criadas e reescritas pelas pessoas e não mais exclusivamente por mídias como jornal, rádio, revista ou televisão. A importância que esse comportamento no consumo de notícias pode alterar fundamentalmente a agricultura se soubermos usá-lo.
"Nosso setor, a agricultura, tem de mostrar sua cara. Nós temos excelentes contadores de histórias em nosso meio, porque fazemos parte da melhor história do mundo. A agricultura permitiu o desenvolvimento da civilização. Antes disso, éramos caçadores e nômades. Nós temos uma excelente e bela história para contar, só falta fazê-lo", disse Billy antes de mostrar seu segundo vídeo do dia.
Vídeo 2. Um planeta faminto (One hungry planet - Duração aproximada de 04 minutos).
O vídeo (em inglês) conta a história da evolução da agricultura norte-americana, de como a produtividade aumentou nos últimos 50 anos possibilitando a produção de muito mais alimento na mesma área agricultável - em 1940, um fazendeiro produzir alimento para 19 pessoas, e em 2010 para 155 - e como a agricultura atua concomitantemente com o meio ambiente. O vídeo é uma resposta a boa parte da imprensa norte-americana, mas que pode ser extrapolado mundialmente, as informações de que a agricultura é uma das principais causas de degradação do nosso planeta.
Nesse sentido Billy reafirmou a necessidade da agricultura ter uma voz mais ativa para defender seus interesses e demonstrar o que tem feito em termos de produção de alimento e preservação do meio ambiente. Mas como?
Billy deu algumas instruções de como iniciar: 1) ler um blog ou um site de notícias do setor; 2) criar uma conta no Twitter e seguir alguém (@MilkPointBR) - para quem não conhece o Twitter, clique aqui para download de um ótimo material explicativo; 3) participar do site de notícias fazendo comentários do que você aprendeu, ser participativo.
MyPoint
A AgriPoint lançou no final de 2009 o MyPoint, uma rede social dentro dos portais AgriPoint. Cada usuário que participa de um dos portais - MilkPoint, BeefPoint, FarmPoint e CaféPoint - já possui uma conta no MyPoint, permitindo que o mesmo participe dos debates no site, se torne uma voz ativa e "reescreva" as notícias. Saiba mais sobre o MyPoint clicando aqui.
Alltech
A participação do MilkPoint no evento foi possibilitada devido ao convite da Alltech, umas das líderes mundiais em nutrição e saúde animal, e organizadora do Global Dairy 500.
Global Dairy 500 - "Mídias Sociais - Nós temos uma ótima história pra contar"
O Global Dairy 500, que ocorreu do dia 1 a 4 de Novembro, em Lexington, KY, nos Estados Unidos, foi elaborado para identificar tendências futuras na produção de leite e nutrição animal, bem como atender necessidades presentes da cadeia. Nesse artigo, mostrarei um pouco do que foi abordado sobre Mídias Sociais, um dos temas de maior destaque no evento.
Publicado por: Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro
Publicado em: - 3 minutos de leitura
Material escrito por:
Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro
Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"-USP, e Analista de Mercado do MilkPoint.
Acessar todos os materiaisDeixe sua opinião!
RODOLFO TRAMONTINA DE OLIVEIRA E CASTRO
PIRACICABA - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA
EM 23/11/2010
Obrigado Revista Leite Integral!
REVISTA LEITE INTEGRAL
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA
EM 19/11/2010
Parabéns, Rodolfo. Ótima matéria!