Gigante chinesa Yili planeja aquisição no Paquistão para ampliar presença externa

O maior produtor de produtos lácteos da China, o Yili Group, disse que planeja adquirir uma participação majoritária na Fauji Foods em uma tentativa de expandir sua presença no exterior. Na terça-feira, a empresa localizada em Xangai disse que enviou uma carta de intenção para adquirir uma participação de 51% na Fauji Foods, que atua no processamento e comercialização de produtos lácteos, sucos e geleias no Paquistão.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O maior produtor de produtos lácteos da China, o Yili Group, disse que planeja adquirir uma participação majoritária na Fauji Foods em uma tentativa de expandir sua presença no exterior. Na terça-feira, a empresa localizada em Xangai disse que enviou uma carta de intenção para adquirir uma participação de 51% na Fauji Foods, que atua no processamento e comercialização de produtos lácteos, sucos e geleias no Paquistão. A empresa não divulgou detalhes financeiros sobre o possível acordo, e nenhuma das empresas respondeu imediatamente às solicitações de comentários.

Continua depois da publicidade

A Yili disse que designou o Citibank N.A. Pakistan para enviar a carta ao fabricante de laticínios e aos reguladores de títulos do país do sul da Ásia. Tanto a Fauji Foods quanto sua controladora, a Fauji Fertilizer Bin Qasim (FFBL), estão listadas na bolsa local e o acordo depende da aprovação dos acionistas e membros do conselho tanto da Yili quanto das duas empresas paquistanesas, bem como das autoridades dos dois países. "Ainda há uma enorme incerteza sobre se o acordo pode ser fechado", disse a Yili no documento.

Maior produtora de lácteos da Ásia e oitava maior do mundo, a estatal Yili começou como uma pequena fábrica de processamento de produtos lácteos em Inner Mongolia em 1993. Ela foi elogiada como campeã nacional em uma indústria que vem se recuperando lentamente de um escândalo de contaminação há 10 anos, quando se descobriu que o leite em pó da marca doméstica Sanlu continha melamina. Vale destacar que marcas internacionais de lácteos, incluindo a Wyeth e a Danone, com sede em Paris, desfrutam de uma participação de mercado bem acima dos 50% na China.

Continua depois da publicidade

Para competir com seus concorrentes globais, parte da estratégia da Yili é aumentar sua presença internacional em uma tentativa de ampliar os canais de vendas e encontrar matérias-primas mais baratas. "O acordo poderia ajudar a empresa a expandir suas fontes de matérias-primas de boa qualidade", disse Zhu Danpeng, um associado do Instituto de Pesquisa de Marcas da China. "A internacionalização das empresas chinesas é inevitável, a única questão é qual é a melhor abordagem para eles", disse Zhu.

A Yili lançou sua primeira grande fábrica de laticínios no exterior na Nova Zelândia em 2014. Também tem uma parceria com a gigante italiana de lácteos, Sterilgarda Alimenti e um centro europeu de pesquisa e desenvolvimento na Holanda, a primeira instalação desse tipo no exterior para uma companhia de lácteos chinesa. A Yili reportou um crescimento de 5,9% no lucro líquido no ano passado, para 6 bilhões de yuans (US$ 877,96 milhões).

Em 06/08/18 – 1 Yuan Chinês = US$ 0,14633
6,83399 1 Yuan Chinês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

As informações são do South China Morning Post Publishers Ltd, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?