Metade da eletricidade dos locais de produção e escritórios da FrieslandCampina na Holanda vem agora da energia solar. O número de produtores de leite que receberão painéis solares no próximo período, através do programa solar FrieslandCampina, mais do que dobrou em comparação ao ano passado. No total, até então, o número de participantes no programa atingiu 772 fazendas leiteiras.
A empresa holandesa, GroenLeven instala e gerencia os painéis solares e, através do acordo, os produtores da FrieslandCampina têm a chance de alugar seus telhados para instalar os painéis. A empresa pretende concluir 50 coberturas até o final de 2018, e depois acelerar a instalação de painéis solares em 20 telhados por semana.
Uma pesquisa recente da Universidade de Amsterdã mostrou que a energia solar que pode ser gerada nos telhados dos membros da FrieslandCampina pode fornecer 12% do total de eletricidade doméstica holandesa. A FrieslandCampina contou que, nos últimos anos, além das 772 fazendas leiteiras participantes do programa solar, mais de 2.200 de seus membros já instalaram painéis solares por iniciativa própria.
No início deste ano, Hein Schumacher, CEO da Royal FrieslandCampina, comentou que a ambição da instituição é cobrir totalmente o uso de eletricidade dentro da cadeia com a eletricidade verde gerada nas fazendas. Estamos fazendo investimentos agora para poder trabalhar de forma circular no futuro. Isso está perfeitamente de acordo com nosso objetivo de recompensar nossos produtores de leite por seu compromisso com a sustentabilidade".
“Estamos fazendo investimentos agora para poder trabalhar de forma circular no futuro. Isso está perfeitamente de acordo com nosso objetivo de recompensar nossos produtores de leite por seu compromisso com a sustentabilidade!".
As informações são do portal FoodBev, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
