A cooperativa de lácteos holandesa FrieslandCampina reportou um forte crescimento geral nos primeiros seis meses do ano, apesar do baixo desempenho na Europa. A receita na primeira metade do ano aumentou 5,5% frente ao mesmo período em 2009, para 4,3 bilhões de euros (US$ 5,50 bilhões), apoiada pelo forte crescimento no volume na Ásia e na África.
"Particularmente na Ásia conseguimos ganhar com a recuperação econômica e repassar os maiores preços da matéria-prima através de nossos preços de vendas", disse o diretor executivo da empresa, Cees 't Hart. A receita geral da divisão de Consumer Products International, que inclui Ásia, África e Oriente Médio, cresceu 15,9%, para 1,1 bilhão de euros (US$ 1,40 bilhões).
Ao mesmo tempo, nos mercados europeus estabelecidos, a FrieslandCampina enfrentou uma forte competição e um fraco ambiente econômico. As receitas de vendas da Consumer Products Europe caíram 2,3%, para 1,1 bilhão de euros (US$ 1,40 bilhões). "O desenvolvimento das atividades aos consumidores na Europa, entretanto, é desapontador. Nessa região, tanto o crescimento nas receitas como nos lucros estão sob pressão", disse Hart.
Sobre as outras unidades, a de ingredientes cresceu 11%, para 658 milhões de euros (US$ 843,06 milhões) e a de queijos e manteiga cresceu 2,1%, para quase 1,1 bilhão de euros (US$ 1,40 bilhões).
Com exceção da divisão de produtos ao consumidor da Europa, todas as divisões contribuíram para melhorar os dados de lucratividade da FrieslandCampina. O lucro operacional no primeiro semestre dobrou, para 238 milhões de euros (US$ 304,94 milhões), comparado com o mesmo período do ano anterior. As melhoras no nível operacional se traduziram em maiores lucros líquidos, que aumentaram para 156 milhões de euros (US$ 199,87 milhões), de 78 milhões de euros (US$ 99,93 milhões) no ano passado.
A empresa disse que a contribuição da divisão de ingredientes foi particularmente positiva. Essa divisão se recuperou do desempenho operacional negativo de menos 45 milhões de euros (US$ 57,65 milhões) no ano passado para uma contribuição positiva de 43 milhões de euros (US$ 55,09 milhões) nesse ano, graças às melhores vendas de ingredientes especiais e maiores preços para produtos padrão.
Apesar da recuperação no primeiro semestre, a FrieslandCampina disse que não pode fazer uma declaração definitiva sobre as expectativas para o ano todo. A companhia explicou que a previsão econômica atual é incerta. "Pequenas flutuações na demanda e na oferta mundial podem ter importantes consequências para o desenvolvimento de preços dos produtos lácteos".
Em 03/09/10 - 1 Euro = US$ 1,28126
0,78033 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
As informações são do Dairy Repórter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
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FrieslandCampina cresce 5% no 1º sem. frente a 09
A cooperativa de lácteos holandesa FrieslandCampina reportou um forte crescimento geral nos primeiros seis meses do ano, apesar do baixo desempenho na Europa. A receita na primeira metade do ano aumentou 5,5% frente ao mesmo período em 2009, para 4,3 bilhões de euros (US$ 5,50 bilhões), apoiada pelo forte crescimento no volume na Ásia e na África.
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