ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Francisco Jardim toma posse como novo secretário de Agricultura e Abastecimento de SP

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/04/2018

5 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 16 de abril, o salão nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na capital paulista, foi palco da cerimônia de transferência de cargo. Após três anos como titular da pasta, o deputado Arnaldo Jardim deixa a função para dar sequência a seus compromissos políticos e assume o médico veterinário Francisco Jardim, com vasta experiência no setor agropecuário.

Em seu discurso, Arnaldo Jardim fez um balanço de sua gestão, agradeceu o empenho de toda a equipe da agricultura e dos parceiros e apresentou o novo secretário como sendo preparado e qualificado profissionalmente, além de ter compromisso com o agro. “Agradeço a todos que se empenharam e se desdobraram para os desafios propostos em minha gestão que tiveram como pilares a sustentabilidade, com agricultura e meio ambiente em sintonia; a saudabilidade dos alimentos; a inovação; e o foco no pequeno produtor. Foram momentos maravilhosos e inesquecíveis. Tenho certeza de que Francisco Jardim, que tem uma história concreta junto ao agro e que é capacitado e qualificado profissionalmente, dará continuidade aos projetos que irão fortalecer o setor agropecuário. Algumas dessas ações relacionam-se à finalização do Microbacias II e à concretização do novo projeto focado na agricultura sustentável”, avalia Arnaldo, que brinca com o fato de seu sucessor ter o mesmo sobrenome que ele.

“Esta é uma feliz coincidência. Não há nenhuma relação de parentesco, mas sim de afinidade e de valores comuns como o amor pela agricultura, o comportamento ético e a dedicação pelo trabalho”, explica.

Visivelmente emocionado em seu primeiro discurso como secretário, Francisco Jardim enalteceu seu antecessor e mostrou-se lisonjeado com a nova missão.  “Agradeço a Deus pela oportunidade; minha família pelo apoio; e aos colegas pela parceria. Arnaldo conseguiu uma integração muito forte e importante entre todos os atores do setor agropecuário. Isso me faz lembrar duas palavras constantemente ditas por meu pai, que percebo nas ações de Arnaldo e que pretendo manter: entusiasmo (que significa “estar com Deus”) e motivação (motivo para a ação). Minha busca será incessante para que o produtor rural paulista tenha cada vez mais renda e qualidade de vida e conto com o apoio de todos para darmos continuidade, com muita lealdade, aos trabalhos que vêm sendo realizados”, informou Francisco,  finalizando sua fala com a leitura do poema de Márcio Souza “Meu Sertão Sertanejo”.

Como secretário adjunto, assumiu José Benedito de Oliveira, que foi prefeito de Espírito Santo do Pinhal entre 2007 e 2011 e, desde 2017, atuava na assessoria técnica e na administração do gabinete da Secretaria de Agricultura. “Iremos continuar com as mesmas diretrizes da gestão anterior, já que temos uma equipe técnica bastante especializada e coordenadorias e institutos integrados. O Estado de São Paulo é extremamente importante economicamente e seguiremos com a tarefa de alavancar o agronegócio paulista”, anima-se José Benedito.

Produtores rurais, líderes de diversos setores do agronegócio paulista e brasileiro, ex-secretários e ministros, presentes à cerimônia, fizeram um balanço da gestão anterior e mostraram suas expectativas para o novo momento. De acordo com João Brunelli Júnior, coordenador da CATI, espera-se uma continuidade do apoio à extensão rural. “Até o fim do ano iremos entregar mais de 70 empreendimentos apoiados pelo Microbacias II e esperamos que a nova gestão acompanhe esses resultados positivos e nos apoie na consolidação do novo projeto que iremos encabeçar com apoio do Banco Mundial, parceria da Secretaria do Meio Ambiente e que irá beneficiar os produtores rurais”, explica Brunelli, reforçando que esta nova ação não é uma continuidade do Microbacias II e que terá como foco as Boas Práticas de produção com sustentabilidade, mas sem esquecer do vínculo com o mercado, do fortalecimento das organizações rurais e da capacitação do nosso corpo técnico.

Erico Pozzer, presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), elogiou a gestão anterior: “A gestão do Arnaldo foi uma das melhores dos últimos anos. Ele conseguiu incentivar a equipe da Secretaria, que teve um novo ritmo de trabalho e muitas ações da avicultura foram solucionadas. A expectativa para a nova gestão é de continuidade e melhoria, pois sabemos do envolvimento do Francisco com o setor”.  Da mesma opinião compartilha Osvaldo Maziero, presidente da Associação dos Produtores de Morango de Atibaia,  Jarinú e Região. “Pretendemos manter o bom atendimento e apoio da CATI e da Secretaria para nossos projetos com morango e outros que apoiem os agricultores paulistas”.

Prestigiando a cerimônia esteve o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que destacou a importância da Secretaria de Agricultura no planejamento das ações governamentais. “Vivemos um momento muito delicado tendo em vista as próximas eleições. As entidades estão se organizando e estabelecendo um plano de estado com foco não em quatro anos, mas em 10; e a participação da Secretaria de Agricultura é fundamental. Que Francisco dê continuidade à excelente gestão de Arnaldo!”.

Secretário de Agricultura entre 2007 e 2011, João Sampaio também aconselha Francisco Jardim. “Francisco é um craque, já conhece o setor. A mensagem que deixo está relacionada à comunicação. Comunique-se! Converse com todos os públicos: produtores, agentes de transformação do agro, equipes de trabalho da Secretaria e se aproxime do setor. Por militar há muito tempo nesse ambiente, tenho certeza de que fará um bom trabalho. Desejo boa sorte!”.

Francisco Sérgio Ferreira Jardim

- Casado, pai de cinco filhas e avô de cinco netas.
- Produtor rural.
- Formado em medicina veterinária, em 1971, pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense.
- Ingressou, em 1971, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Atuou como:

- superintendente Federal de Agricultura do Estado de São Paulo; 
- auditor Fiscal Federal Agropecuário;
- delegado Federal de Agricultura no Estado de São Paulo (recebeu por três anos o Prêmio Nacional de Gestão Pública);
- chefe de Serviço de Inspeção de Produtos de origem animal do Estado de São Paulo;
- secretário de Defesa Agropecuária do MAPA;
- assessor Especial do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
- presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo;
- presidente do conselho de Administração da Ceagesp;
- vice-presidente do Colégio Brasileiro de Médicos veterinários Higienistas de Alimentos.

  
As informações são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures