Antevendo o final do sistema de cotas em 2015, laticínios e produtores franceses estudam a utilização de mecanismos de mercado para reger o suprimento de leite no país.
Algumas das principais indústrias - Danone, Senoble, Bel, Bongrain e Lactalis - estão propondo contratos de 5 anos, com 12 meses de carência para finalização, baseados nos preços de referência publicados pelo CNIEL (organização que representa o setor leiteiro na França). Os produtores terão 6 meses para aceitar os contratos.
Porém, entidades de representação de produtores, que até então haviam pressionado o governo para que o modelo de contratos fosse adotado, condenaram a proposta, uma vez que a negociação está sendo feita diretamente com os produtores individuais e não com as entidades. O Ministro da Agricultura França, Bruno Lemaire, considerou inaceitável a proposta das indústrias, exigindo que seja nomeado um mediador para que se caminhe em direção a uma solução.
O modelo de contratos francês está sendo cuidadosamente observado por outros países, podendo ser adotado de forma mais abrangente.
As informações são Dairy Industry Newsletter, adaptadas e traduzidas pela Equipe MilkPoint.
Franceses negociam contratos de longo prazo entre produtor e indústria
Antevendo o final do sistema de cotas em 2015, laticínios e produtores franceses estudam a utilização de mecanismos de mercado para reger o suprimento de leite no país. Algumas das principais indústrias - Danone, Senoble, Bel, Bongrain e Lactalis - estão propondo contratos de 5 anos, com 12 meses de carência para finalização, baseados nos preços de referência publicados pelo CNIEL (organização que representa o setor leiteiro na França). Os produtores terão 6 meses para aceitar os contratos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.