A FPA informou, em nota, que o convênio vence dia 30 de abril e, se ele não for renovado, “pode causar um grande impacto no setor”. “Como o ICMS é de competência dos Estados e Distrito Federal, todos precisam estar unanimemente de acordo com a renovação em reunião deliberativa do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz)".
“Nós já estamos encaminhando a matéria. Na próxima quinta-feira (28) estaremos juntos em uma audiência pública conjunta das Comissões de Agricultura e de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Pedimos para cada deputado, cada entidade representativa, que converse com o secretário de Economia e de Fazenda dos Estados para que possamos resolver esta situação”, afirmou o deputado e vice-presidente da FPA na região Centro-Oeste, José Mário Schreiner (DEM-GO).
Ainda na tarde desta última terça-feira, Schreiner representou a FPA em um encontro com o diretor do Confaz, Bruno Pessanha, que ressaltou a importância de debater uma nova proposta para o Convênio 100 e disse que, caso o acordo seja prorrogado, será até 30/04/2020 – mais um ano. O assunto está na pauta da próxima reunião do Confaz, próximo dia 5, que reunirá os 27 secretários estaduais de Fazenda.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.