A pecuária e a indústria leiteira em uma economia de baixa emissão de carbono é um dos temas do Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para o Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima, que acontecerá no Centro de Convenções da Fecomércio de São Paulo, nos dias 05 e 06 de setembro. O Fórum é promovido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).
Para contribuir no debate sobre a Agenda Global dos Lácteos e suas ações de combate às mudanças climáticas, a CNA convidou Stanilav Jas, diretor-técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação Internacional de Laticínios (International Dairy Federation-IDF).
Boas práticas - Ações para redução de emissões de metano na pecuária de corte ou de leite dependem da disseminação de boas práticas amparadas por programas com o apoio governamental e de entidades representativas do setor, o que já vem acontecendo no Brasil. Nos Estados Unidos, produtores e empresas líderes do setor de lácteos organizam-se em torno de iniciativas de estímulo às inovações em prol do meio ambiente e do melhor atendimento aos consumidores. Segundo o Natural Marketing Institute, cerca de 30% dos consumidores americanos já compram produtos lácteos observando critérios relacionados à saúde e à sustentabilidade.
No Brasil, movimento neste sentido começa também a se consolidar. "A crescente preocupação com o meio-ambiente vem provocando mudanças comportamentais importantes nos consumidores. As preocupações não se restringem às informações sobre as propriedades calóricas e nutricionais dos alimentos. Também levam em conta onde e como são produzidos. O mercado consumidor torna-se cada vez mais exigente e os setores produtivos, de distribuição e de comercialização de alimentos apostam em alternativas cada vez mais abrangentes e adequadas aos novos tempos", afirma a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.
O FEED 2011, explica, "é uma das iniciativas da CNA para sistematizar essas discussões de forma que possam resultar em medidas que garantam a produção de alimentos com rentabilidade econômica em um contexto de responsabilidade ambiental". O primeiro Fórum aconteceu em 2010 e a intenção da CNA é promovê-lo anualmente para facilitar posicionamentos e tomadas de decisões relacionadas aos desafios de se buscar um caminho mais sustentável para a segurança alimentar global.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 15 de agosto pela internet: http://www.feed2011.com.br. Acesse e confira a programação.
As informações são da CNA, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Fórum da CNA discutirá a produção de lácteos e os desafios da redução de emissões
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.