ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fortaleza sedia simpósio sobre queijos artesanais do Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/11/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
A legalização e a proteção dos queijos artesanais tradicionais brasileiros serão discutidas no 1º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil, que acontece de 23 a 25 de novembro, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE). O evento é promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As inscrições podem ser feitas no endereço https://www.uece.br/eventos/simposiodequeijos/.

Os queijos artesanais são preparados com leite cru e o processo de produção é passado de geração em geração em determinadas regiões brasileiras. São exemplos, o queijo do Serro e o da Serra da Canastra (MG), o queijo serrano (RS) e o de coalho, no Nordeste. A produção é bem diferente do método industrial, que além de usar processos mecanizados de produção, pasteuriza o leite. 



Em todo o País, as queijarias artesanais têm enfrentado dificuldades por conta da exigência da pasteurização do leite na produção do queijo. A legalização, a certificação e a garantia de políticas públicas de proteção dos queijos artesanais brasileiros serão discutidas por diversas instituições reunidas no 1º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil. A intenção é discutir alternativas para o setor, pois hoje a legislação nacional não contempla esses queijos.

Só nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul existem cerca de 30 mil produtores de diferentes tipos de queijos artesanais.

O evento, que tem patrocínio do Banco do Nordeste e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, deve contar com a participação de 300 pessoas, entre produtores, profissionais, pesquisadores e empresários.

A coordenadora do evento, pesquisadora Socorro Bastos, diz que é possível obter queijo artesanal produzido com leite cru de forma segura, mesmo sem a pasteurização do leite. Segundo ela, para isso é necessária a adoção de Boas Práticas Agropecuárias e de Produção.

Conforme Socorro Bastos, a pasteurização altera as características dos produtos tradicionais, como textura e sabor.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site https://www.uece.br/eventos/simposiodequeijos/. Mais informações pelo e-mail queijocoalho@cnpat.embrapa.br e pelo telefone (85) 3391-7295.

Verônica Freire (MTB 01225JP)
Embrapa Agroindústria Tropical.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures