Fortaleza sedia simpósio sobre queijos artesanais do Brasil

A legalização e a proteção dos queijos artesanais tradicionais brasileiros serão discutidas no 1º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil, que acontece de 23 a 25 de novembro, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE). O evento é promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A legalização e a proteção dos queijos artesanais tradicionais brasileiros serão discutidas no 1º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil, que acontece de 23 a 25 de novembro, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE). O evento é promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.uece.br/eventos/simposiodequeijos/.

Os queijos artesanais são preparados com leite cru e o processo de produção é passado de geração em geração em determinadas regiões brasileiras. São exemplos, o queijo do Serro e o da Serra da Canastra (MG), o queijo serrano (RS) e o de coalho, no Nordeste. A produção é bem diferente do método industrial, que além de usar processos mecanizados de produção, pasteuriza o leite. 



Em todo o País, as queijarias artesanais têm enfrentado dificuldades por conta da exigência da pasteurização do leite na produção do queijo. A legalização, a certificação e a garantia de políticas públicas de proteção dos queijos artesanais brasileiros serão discutidas por diversas instituições reunidas no 1º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil. A intenção é discutir alternativas para o setor, pois hoje a legislação nacional não contempla esses queijos.

Só nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul existem cerca de 30 mil produtores de diferentes tipos de queijos artesanais.

O evento, que tem patrocínio do Banco do Nordeste e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, deve contar com a participação de 300 pessoas, entre produtores, profissionais, pesquisadores e empresários.

A coordenadora do evento, pesquisadora Socorro Bastos, diz que é possível obter queijo artesanal produzido com leite cru de forma segura, mesmo sem a pasteurização do leite. Segundo ela, para isso é necessária a adoção de Boas Práticas Agropecuárias e de Produção.

Conforme Socorro Bastos, a pasteurização altera as características dos produtos tradicionais, como textura e sabor.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site http://www.uece.br/eventos/simposiodequeijos/. Mais informações pelo e-mail queijocoalho@cnpat.embrapa.br e pelo telefone (85) 3391-7295.

Verônica Freire (MTB 01225JP)
Embrapa Agroindústria Tropical.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?