Temer anuncia uso de forças federais nas estradas e pede ação dos governadores

Diante da proporção que está tomando o movimento grevista dos caminhoneiros, o governo decidiu endurecer nesta sexta-feira, 25. Segundo apuraram o jornal O Estado de S. Paulo e o Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado), já está autorizado o uso das Forças Armadas para a desobstrução das estradas.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 1

Diante da proporção que está tomando o movimento grevista dos caminhoneiros, o governo decidiu endurecer nesta sexta-feira, 25. Segundo apuraram o jornal O Estado de S. Paulo e o Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado), já está autorizado o uso das Forças Armadas para a desobstrução das estradas. O presidente Michel Temer deve fazer um pronunciamento a qualquer momento para falar sobre a greve e fazer uma avaliação da situação.

Continua depois da publicidade

Como informou o Broadcast, a Polícia Federal vai investigar a possibilidade de locaute – participação dos patrões – na paralisação dos caminhoneiros, que entrou nesta sexta no quinto dia, apesar do acordo firmado na noite de quinta-feira, 24.

Mesmo com a câmara de compensação proposta pelo governo, que manterá, por meio de subvenções bancadas pelo Tesouro, o preço do diesel estável para os distribuidores, o que se constata nesta sexta é a ampliação dos pontos de retenção das estradas e não a redução do movimento, como esperava o governo federal.

Continua depois da publicidade

Locaute é caracterizado quando empresários de um setor contribuem, incentivam ou orientam a paralisação de seus empregados. Ou seja, é uma greve liderada pelos patrões, com o intento de obtenção de benefícios para o setor, o que é proibido por lei.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, a avaliação do próprio governo é de que o Planalto subestimou a proporção que a mobilização poderia tomar, um erro do sistema de inteligência, que é comandado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Militares poderão tomar e dirigir caminhões que estiverem obstruindo vias

As Forças Armadas poderão tomar e dirigir caminhões de grevistas a fim de desobstruir vias fechadas. De acordo com o governo federal, militares podem assumir controle dos veículos. Além disso, caso os caminhoneiros resistam à desocupação poderão ser presos e multados. É aguardada coletiva do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, para a tarde desta sexta-feira (25). 

As informações são do jornal O Estado de São Paulo, portal Isto É e Jornal do Brasil.

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Matozalém Camilo
MATOZALÉM CAMILO

ITUIUTABA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/05/2018

Os Governos brasileiros além de corruptos são irresponsáveis. Deixar o País chegar nesta situação é no mínimo lamentável, para não proferir uma enorme quantidade de palavras desagradáveis. Milhares de litros de leite sendo jogados no ralo, sendo que os compromissos e os boletos não esperam. É muito fácil emitir opinião de dentro de um gabinete, sem ter nada haver com a causa. Difícil é, para os produtores que sufocados com tamanha carga tributária, a maior do mundo, recebe uma atitude desastrosa desta, de um governo frágil e de uma categoria, também em dificuldade, mas por outro lado manipulada por interesses políticos partidários e por grandes empresários do setor dos transportes que estão pretendendo alargarem suas margens de lucro. É uma vergonha. Todo o setor produtivo será prejudicado e o resultado do ano está totalmente comprometido para diversas empresas.
Divanir Rubenich
DIVANIR RUBENICH

CARLOS BARBOSA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/05/2018

Isso pode levar a manifestação a uma situação muito indesejável, aí de fato sairá do controle o que até agora está sendo pacífico. Atitude errada do presidente.
Qual a sua dúvida hoje?