Fonterra vende participação em joint venture britânica

A cooperativa neozelandesa Fonterra vendeu sua participação de 25% na <i>joint venture</i> britânica para a dona majoritária, a gigante dinamarquesa Arla Foods. A <i>joint venture</i>, AFF, foi estabelecida em 2002 para vender manteiga em blocos, manteiga cremosa e produtos de creme em aerossol no Reino Unido.

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A cooperativa neozelandesa Fonterra vendeu sua participação de 25% na joint venture britânica para a dona majoritária, a gigante dinamarquesa Arla Foods. A joint venture, AFF, foi estabelecida em 2002 para vender manteiga em blocos, manteiga cremosa e produtos de creme em aerossol no Reino Unido.

O diretor financeiro da Fonterra, Jonathan Mason, disse que a joint venture foi bem sucedida. Entretanto, ele disse que o investimento não está mais no centro da estratégia de longo prazo da companhia, que está focada nas vendas de ingredientes de crescente valor agregado e em negócios regionais voltados aos consumidores na Ásia, Austrália/Nova Zelândia e América Latina.

Mason disse que a Fonterra continuará concedendo a licença da marca Anchor à Arla e a fornecer a manteiga neozelandesa. O valor da transação não foi informado.

A AFF forneceu uma contribuição antes dos impostos de NZ$ 30 milhões (US$ 21,74 milhões) aos acionistas da Fonterra em 2006/2007, mais que os NZ$ 20 milhões (US$ 14,49 milhões) de 2005/2006. O relatório anual da Fonterra determinou o valor líquido da AFF em NZ$ 67 milhões (US$ 48,55 milhões) e sua contribuição aos acionistas de NZ$ 28 milhões (US$ 20,29 milhões).

Em 23/11/09 - 1 Dólar Neozelandês = US$ 0,72473
1,37982 Dólar Neozelandês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com).

A reportagem é do The National Business Review, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.

SP: Nestlé inaugura fábrica de longa vida em Araraquara

A Nestlé inaugurou ontem (25), em Araraquara (SP), sua nova unidade de leite longa vida. Com investimento de R$ 120 milhões, a planta possui capacidade de produção de 100 milhões de litros por ano de leite premium com diferencial nutricional das marcas Ninho e Molico. De acordo com a empresa, a nova unidade deverá gerar 1,6 mil empregos diretos e indiretos.

Lançados em abril no Estado de São Paulo, o Ninho Fortificado - leite integral enriquecido com ferro e vitaminas A, C e D - e o Molico A&D - desnatado enriquecido com vitaminas A e D - já estão no mercado carioca e chegarão aos demais Estados do Sudeste e Sul nos próximos meses.

"Desde abril, quando ingressamos no mercado de leites premium, a Nestlé entrega ao consumidor leite de altíssima qualidade. Além disso, a fábrica será um estímulo para resgatar o potencial da bacia leiteira de Araraquara e região", disse o presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita.

As informações são do jornal Valor Econômico, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
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