Segundo Andrew Ferrier, diretor executivo da Fonterra, a cooperativa neozelandesa espera um crescimento de dígito duplo nas vendas para o Oriente Médio e África nos próximos anos, à medida que a demanda por leite da região cresce e a população aumenta.
"O que já existe no Oriente Médio é um consumo razoavelmente alto de lácteos. Além de uma grande população e consumidores buscando alimentos cada vez mais saudáveis. E a Fonterra está nesse mercado, de forma que planejamos ter um bom crescimento", completou Andrew Ferrier.
Ferrier disse que a região do Oriente Médio e da África atualmente representa 10% das receitas totais globais da empresa. No período acumulado de seis meses até 31 de janeiro, as vendas mundiais da Fonterra foram de NZ$ 7,7 bilhões (US$ 5,55 bilhões).
A demanda do Oriente Médio é também uma importante razão para o interesse da Fonterra. De acordo com a companhia, o consumo de lácteos na região do Conselho de Cooperação do Golfo está bem acima da média mundial, em 55 quilos por pessoa por ano, comparado com 41 quilos por pessoa no mundo todo em média.
Para cumprir com os crescentes requerimentos de lácteos no Oriente Médio, a Fonterra recentemente pagou 120 milhões de riyals sauditas (US$ 31,95 milhões) para comprar os 51% restantes, que ainda não possuía, da Saudi NZ Milk Products Co. da Saudi Dairy and Foodstuff Company, ou, Sadafco. A empresa, localizada próxima à cidade de Dammam, na Arábia Saudita, atualmente processa mais de 30.000 toneladas de leite neozelandês por ano, nos leites em pó das marcas Anchor e Anlene, e em queijos processados.
A posse completa da planta de processamento, disse Ferrier, dá à Fonterra a "capacidade de aumentar suas instalações à medida que nosso negócio cresce". Ferrier disse que a Fonterra atualmente não está buscando nenhuma fusão ou aquisição na região, mas que a gigante do setor de lácteos considera se unir com companhias locais para colocar mais rapidamente seus produtos na região do Golfo.
Ele disse também que a Fonterra pretende manter o foco na joint venture de distribuição que tem no Egito, onde vê oportunidades para trabalhar com distribuidores locais que podem aumentar a presença de sua marca mais rapidamente.
Preços do leite em pó
De acordo com analistas do Rabobank, o preço médio do leite em pó em primeiro de abril ficou em US$ 3.300 por tonelada, 3,9% a mais que no mês anterior e 61% a mais que no ano anterior. "Em média, esperamos ver preços significativamente maiores na próxima década do que vimos nos dez anos até 2007. Provavelmente cerca de 50% maiores", disse Ferrier.
Em 27/04/10 - 1 Dólar Neozelandês = US$ 0,72123
1,38553 Dólar Neozelandês = US$ 1
1 Riyal Saudita = US$ 0,26627
3,74469 Riyal Saudita = US$ 1 (Fonte: Oanda.com).
A reportagem é do Dow Jones Newswires, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Fonterra planeja aumento de vendas ao Oriente Médio
Segundo Andrew Ferrier, diretor executivo da Fonterra, a cooperativa neozelandesa espera um crescimento de dígito duplo nas vendas para o Oriente Médio e África nos próximos anos, à medida que a demanda por leite da região cresce e a população aumenta.
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