Fonterra mira setor de lácteos da Índia

A cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra, que está de olho na crescente demanda da Índia por produtos lácteos, espera completar o estudo de viabilidade de uma <i>joint venture</i> com a Indian Farmers Fertiliser Cooperative em um ano, disse o diretor da Fonterra, Greg Gent. "Estamos ainda trabalhando o processo. Temos que ter certeza de que entendemos todos os atores referentes à produção rural na Índia. Queremos nos certificar de que nossa fazenda na Índia seja bem sucedida".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra, que está de olho na crescente demanda da Índia por produtos lácteos, espera completar o estudo de viabilidade de uma joint venture com a Indian Farmers Fertiliser Cooperative em um ano, disse o diretor da Fonterra, Greg Gent. "Estamos ainda trabalhando o processo. Temos que ter certeza de que entendemos todos os atores referentes à produção rural na Índia. Queremos nos certificar de que nossa fazenda na Índia seja bem sucedida".

A Índia é o maior produtor de leite do mundo, com uma produção de 112 milhões de toneladas em 2010. O Conselho Nacional de Desenvolvimento de Lácteos do país previu que a demanda por leite alcançará entre 180 e 200 milhões de toneladas até o final da década. A Fonterra planeja continuar exportando lácteos para a Índia no valor de US$ 200 milhões - faixa de valor que vem exportando nos últimos anos.

A nação sul-asiática, que está passando por um período de persistente alta inflação, deverá enfrentar déficit de leite nos próximos dois anos. A disponibilidade per capita de leite cru na Índia em 2009 era de 91 quilos, comparação com a do Brasil, que era de 147 quilos, e dos Estados Unidos, que era de 380 quilos. O consumo relativamente baixo de lácteos na Índia significa que o potencial é grande para o plano de expansão da Fonterra.

A Fonterra, através de sua joint venture, desenvolverá um plano de negócios para a Índia assim que o plano de viabilidade for estabelecido. "Estamos otimistas sobre o resultado", disse Gent. "A joint venture poderá inicialmente buscar estabelecer uma ou duas fazendas leiterias na Índia, com um custo de cerca de US$ 40 milhões cada".

Um acordo de livre comércio planejado entre Índia e Nova Zelândia ajudará a cooperativa a obter acesso a clientes diretos no país, disse ele. Atualmente, o Governo federal controla e decide a compra desses produtos. O primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, disse na segunda-feira que o país espera assina um acordo de livre comércio com a Índia até março de 2012.

As informações são do The Wall Street Journal, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?