A Fonterra lançou recentemente uma importante iniciativa de abrangência nacional, para obter uma redução substancial no não cumprimento das regras do conselho regional de efluentes lácteos. O programa "todas as fazendas, todos os anos" segue um estudo piloto feito com produtores rurais de Waikato, entre março e julho desse ano.
A Fonterra está avaliando o sistema de efluentes lácteos de todas as fazendas, como parte de sua Avaliação Anual do Setor Leiteiro. Os sistemas de produção que se mostrarem em risco de não cumprimento, serão remetidos a um "Especialista em Produção de Lácteos Sustentáveis" que trabalhará com o produtor para desenvolver um plano corretivo e um prazo para implementação. Para apoiar seus fornecedores no cumprimento das regras, a Fonterra dobrou para 10 sua equipe de especialista.
O gerente geral de fornecimento de leite para a Fonterra, Tim Deane, disse que o "programa é um passo importante visando reduzir a incidência de não cumprimento das regras de efluentes, e que faz parte de um investimento anual de US$ 3,66 milhões da Fonterra em suporte às práticas sustentáveis de produção leiteira".
Ele disse que a iniciativa da Fonterra foi bem recebida pelos conselhos regionais, que estariam dispostos a atuar em parceria com a cooperativa na melhora no cumprimento das regras. "Melhores resultados em regiões como Canterbury e Auckland mostraram os ganhos que podem ser obtidos quando os conselhos, a DairyNZ, os produtores e a Fonterra trabalham juntos de forma construtiva", disse Deane.
Ele disse que o piloto em Waikato deu a oportunidade de aumentar a conscientização dos produtores e fornecer treinamento adicional para assessores responsáveis por fazer as avaliações anuais nas fazendas. "É imperativo que tanto os produtores como os assessores saibam reconhecer quando um sistema de efluentes possa estar em risco de não cumprimento".
Os Especialistas em Produção de Lácteos Sustentável da Fonterra visitaram mais de 350 fazendas em Waikato e em muitos casos, eles perceberam que mudanças pequenas poderiam significar a diferença entre sistemas que cumprem as regras e sistemas de risco de não cumprimento.
"A vantagem de fazer nossas avaliações em todas as fazendas, anualmente, é que agora podemos encontrar e resolver potenciais questões antes que elas possam causar problemas. Abordagens pró-ativas não somente ajudam os produtores a evitar penalidades caras, mas também, ajudam a manter o meio-ambiente e nossos rios limpos", finalizou Deane.
O piloto em Waikato também destacou a necessidade de uma infra-estrutura suficiente. As fazendas em risco de não cumprimento já estão trabalhando com os especialistas para obter mais suporte.
As informações são da Fonterra, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Fonterra lança programa para lidar com efluentes
A Fonterra lançou recentemente uma importante iniciativa de abrangência nacional, para obter uma redução substancial no não cumprimento das regras do conselho regional de efluentes lácteos. A cooperativa está avaliando o sistema de efluentes lácteos de todas as fazendas, como parte de sua Avaliação Anual do Setor Leiteiro.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.