A cooperativa anunciou um aumento de 18% no lucro líquido depois das taxas para NZ$ 346 milhões (US$ 282,30 milhões), ou receita de NZ$ 10 bilhões (US$ 8,15 bilhões), 7% a mais que no mesmo período do ano anterior.
A captação de leite na estação até agora aumentou em 10%, resultado de uma boa estação de produção de pastagem. Isso levou a um recorde de produção com um novo marco de exportação alcançado em dezembro.
O diretor executivo da Fonterra, Theo Spierings, disse que a divisão de ingredientes padrões e premium da Fonterra registrou um aumento de 44% nos lucros normalizados antes dos juros e taxas e um aumento de 10% nas receitas, para NZ$ 8 bilhões (US$ 6,52 bilhões), obtidos pelos maiores volumes de vendas e por um aumento de 10% nos preços médios de vendas em dólares dos Estados Unidos. As vendas de ingredientes representam 60% a 70% dos negócios da Fonterra.
Os lucros por ação aumentaram em 14% e a Fonterra pagará um dividendo temporário de 12 centavos (9,79 centavos de dólar) por ação, mais que os 8 centavos (6,52 centavos de dólar) por açãoque pagou no mesmo período do ano anterior.
Spierings, que está há seis meses na Fonterra, anunciou uma estratégia "renovada" baseada no crescimento previsto na demanda global de pelo menos 100 bilhões de litros de produtos lácteos até 2020 e na demanda por produtos seguros e de qualidade nas economias emergentes.
Ele disse que a Nova Zelândia pode contribuir com somente 5 bilhões de litros, de forma que "pools de leite" serão desenvolvidos em outros países, para serem integrados com seus negócios na China, seu maior mercado. A companhia perderia relevância globalmente se não desenvolvesse esses pools.
Nenhum local específico foi identificado, embora Spierings tenha dito que fazendas ou fábricas no exterior não precisam ser totalmente pertencentes à Fonterra. "Podemos obter o mesmo resultado através de parceria e acordos de ofertas, que é como fazemos nosso negócio integrado na Austrália e na América Latina".
A Nova Zelândia deverá produzir 22 bilhões de litros de leite em 2020; com os pools de leite, a empresa poderia contribuir com 8 bilhões a mais de litros para abastecimento global.
A Fonterra também aumentará o valor da cadeia, vendendo mais produtos de marcas voltados aos consumidores e produtos com foco em nutrição em economias emergentes, particularmente China e países do Sudeste da Ásia. Anteriormente, a empresa escolheu não agir sobre as preferências da Nestlé no mercado de marcas aos consumidores.
A divisão de serviços alimentícios da Fonterra de NZ$ 1 bilhão (US$ 815.920 milhões) também terá mais atenção. Com mais pessoas comendo, a empresa investirá na expansão de seus negócios na China, Sudeste da Ásia, Oriente Médio e África do Norte, enquanto explora potenciais no Chile e no Brasil.
Uma grande parte dessa estratégia renovada está relacionada a fazer escolhas. "Queremos fazer menos apostas e realmente focar nossos recursos onde sabemos que podemos ganhar", disse Spierings.
A reportagem é do www.stuff.co.nz, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Fonterra anuncia planos ambiciosos
A cooperativa anunciou um aumento de 18% no lucro líquido, 7% a mais que no mesmo período do ano anterior. A captação de leite na estação até agora aumentou em 10%, resultado de uma boa estação de produção de pastagem. Isso levou a um recorde de produção com um novo marco de exportação alcançado em dezembro.
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