O Congresso FEPALE teve sua abertura oficial no dia 22 de março, onde lideranças e autoridades da cadeia do leite discursaram sobre a importância do evento para o desenvolvimento do setor lácteo no Brasil e América Latina. O Congresso, que acontece a cada dois anos, é uma realização da Federação Pan-Americana do Leite (FEPALE), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). Esta última representa cerca de 400 sindicatos rurais e 250 mil produtores rurais do Estado.
Entre os presentes na solenidade estavam o vice-governador, professor Antonio Anastasia; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Simões; o presidente da Federação Pan-Americana do Leite (FEPALE), Vicente Nogueira Netto; a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu; o Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho e o diretor-técnico do SEBRAE Nacional, Carlos Alberto dos Santos.
Roberto Simões falou da alegria de Minas em sediar o evento, "Minas lidera o ranking da produção leiteira do Brasil, com 7,6 bilhões de litros em 2008, o que representa 28% da produção nacional. Além disso, o Estado é pólo gerador de tecnologia na área leiteira, reunindo importantes centros de pesquisa e os mais renomados profissionais da área", ressaltou.
Vicente Nogueira Neto, presidente da FEPALE, segmentou seu discurso em três frentes: informação, "sorrisos" e troca de conhecimento. Citou o poeta chileno Pablo Neruda, "a intermitência do sonho nos permite suportar os dias de trabalho", e pediu a todos que sonhassem com um setor lácteo forte, desenvolvido para a América Latina e Brasil.
A senadora Kátia Abreu disse que um dos grandes desafios da agropecuária é conhecer sua complexidade e que os agentes da cadeia deveriam unir forças para enfrentar a situação desvantajosa dos pequenos produtores, e da agricultura familiar. "Nossos produtores não fazem questão do crédito do governo, mas - sim - da cobertura global dos riscos", afirmou.
Por fim, o vice-governador Anastasia ressaltando a importância do Estado de Minas Gerais para o setor lácteo brasileiro, poetisou "o leite está na alma do mineiro, está em nossa consciência coletiva."
Equipe MilkPoint e FEPALE
FEPALE: lideranças falam sobre desenvolvimento do setor
O Congresso FEPALE teve sua abertura oficial no dia 22 de Março, onde lideranças e autoridades da cadeia do leite discursaram sobre a importância do evento para o desenvolvimento do setor lácteo no Brasil e América Latina. O Congresso, que acontece a cada dois anos, é uma realização da Federação Pan-Americana do Leite (FEPALE), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). Esta última representa cerca de 400 sindicatos rurais e 250 mil produtores rurais do Estado.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.