FEPALE: inovação e conhecimento impulsionam país

"Inovação é transformar conhecimento em riqueza". Assim iniciou Alberto Duque Portugal, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Minas Gerais, sua palestra no Congresso Fepale - evento sediado em Belo Horizonte entreos dias 22 a 25 de Março. O mesmo tratou da importância da inovação para o desenvolvimento do agronegócio do leite e sobre o crescimento da cultura do conhecimento no Brasil.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

"Inovação é transformar conhecimento em riqueza". Assim iniciou Alberto Duque Portugal, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Minas Gerais, sua palestra no Congresso Fepale - evento sediado em Belo Horizonte entre os dias 22 a 25 de Março. O mesmo tratou da importância da inovação para o desenvolvimento do agronegócio do leite e sobre o crescimento da cultura do conhecimento no Brasil.

Alberto Portugal apresentou números para explicar o avanço da ciência no país, responsabilizando o Brasil por 2,63% da produção mundial de artigos científicos publicados em revistas internacionais. Também enumerou a formação anual de mestres e doutores no país, 33.360 e 10.711, respectivamente. "É esse o tipo de conhecimento que gera aumento da produtividade e melhoria da qualidade do leite", completou.

O secretário apresentou, posteriormente, conceitos teóricos para tratar do seu tema "O papel da Inovação Tecnológica no Desenvolvimento do Agronegócio do Leite". Explicou que o processo de inovação envolve três etapas: o saber, o querer e o poder, e finalizou dizendo: "quanto mais veloz o processo de inovação, maior o aproveitamento". Exemplificou sua fala mostrando dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos quais, das 72 mil firmas indústrias, somente 1,6% são consideradas inovadoras, e essas respondem por 26% do faturamento industrial.

Figura 1


Alberto Duque Portugal durante sua palestra. Foto enviada pela FEPALE

Alberto Portugal continuou seu discurso citando inovações impactantes para o setor, como: desenvolvimento de embalagens, leis ambientais, utilização de soro e outros produtos, ultrafiltração para recuperação de proteínas, vacinas contra doenças reprodutivas, ordenha mecânica, irrigação de pastagem, tanques de resfriamento, entre muitas outras. E sobre o que ainda precisa ser desenvolvido: inteligência competitiva, sistemas e modelos flexíveis que se adaptem à realidade regional, e maior eficiência reprodutiva.

Para finalizar sua apresentação, apresentou o Pólo de Excelência do Leite, programa que tem como objetivos: estabelecer ligação entre os agentes da cadeia; colocar Minas Gerais na vanguarda do Agronegócio do Leite; e criar atrativo para investimentos no Estado.

Antes da palestra foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Governo de Minas Gerais e a TÜV Rheinland, empresa certificadora alemã, criando o Sistema Mineiro de Certificação de Qualidade.

Equipe MilkPoint, enviada ao 11º Congresso Pan-Americano do Leite.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?